Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dilma ainda não decidiu se veta ou não fórmula para aposentadoria

A presidente Dilma Rousseff esteve com ministros e senadores da base aliada nesta terça-feira (16) quando disse, segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', que não sabe se irá vetar a proposta aprovada pelo Congresso que define a fórmula de 85/95 para o cálculo da aposentadoria. Ela deve decidir sobre o assunto nesta quarta-feira (17), prazo máximo para a sanção.Neste jantar, que aconteceu no Palácio do Planalto, Dilma também comentou que, caso crie uma fórmula progressiva para o cálculo em caso de edição, deve partir da proposta de 85/95 para atingir, gradualmente, a marca de 90/100, por conta da expectativa de vida.

Alguns senadores teriam aconselhado a presidente a não vetar a proposta, com o intuito de não desgastar ainda mais a relação entre o governo e o Legislativo. O governo ainda estaria analisando a questão e edição da Medida Provisória 664 (MP), pois o Congresso poderia simplesmente derrubar a proposta.
A Medida
A proposta de 85/95 para o cálculo das aposentadorias prevê que  as mulheres poderão possuir o benefício quando a soma entre a idade e o tempo de contribuição chegar a 85. Já os homens, se aposentarão quando o cálculo superar a marca dos 95. A MP é considerada uma alternativa para o fator previdenciário, que diminui a quantia das aposentadorias precoces.
De acordo com a Folha, assessores mais próximos à presidente não descartam a possibilidade de que a presidente sancione a medida sem alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário