Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

Ceará possui 3,4% dos 5 milhões de MEIs do País

Contendo uma das regiões metropolitanas com a maior proporção de trabalhadores informais no País, o Ceará concentra hoje 3,4% dos quase 5 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no País, representando 170 mil pessoas formalizadas desde o lançamento do programa, em julho de 2009. Apesar do número significativo de adesões, o desconhecimento em relação às vantagens do programa e aos prazos de renovação ainda são desafios para ampliar o número trabalhadores formalizados.

Segundo o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), Joaquim Cartaxo, o número de MEIs no Estado é considerado satisfatório pela instituição. Conforme Cartaxo, durante a Semana do Empreendedor deste ano, realizada em abril último, o Sebrae tinha a expectativa de cadastrar 8 mil microempreendedores individuais no Estado. Todavia, compara, as formalizações chegaram a 12 mil cearenses. "Foi uma adesão vigorosa. E a gente acredita que a tendência é que continue crescendo", destaca o superintendente.
De acordo com Cartaxo, o comércio é o segmento que concentra a maior parcela dos MEIs cearenses, reunindo profissionais como ambulantes, confeccionistas e vendedores de alimentos. O segundo setor com o maior número de adesões, complementa, é o de serviços.
Orientação
O superintendente ressalta que uma das metas da instituição é ampliar o conhecimento, entre a população, sobre os atrativos do programa. Além de oferecer benefícios como cobertura previdenciária, aponta, o programa também permite que os microempreendedores tenham facilidades ligadas, por exemplo, à contratação de empréstimos com melhores condições. Outro objetivo do Sebrae, frisa, é fazer com que os trabalhadores já formalizados estejam atentos ao prazo de renovação do cadastro.
Compras governamentais
Outra vantagem, acrescenta, é a venda de produtos ao poder público. Ele ressalta que a Prefeitura firmou com o Sebrae um programa de compras governamentais que tem como meta ampliar o número de micros e pequenas empresas que fornecem produtos ao Município.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza divulgou na última semana, a Prefeitura de Fortaleza, o Município possui 307 empresas de micro e pequeno porte como fornecedoras. A expectativa da administração municipal é elevar esse número em 30% até o fim do ano, chegando a 400 MPEs.
Para se formalizar, o trabalhador pode acessar o Portal do Empreendedor e fazer seu cadastro pela internet. Cartaxo salienta que o interessado também pode procurar as unidades do Sebrae, caso queira orientações ligadas à gestão do empreendimento. Amanhã, o governo federal fará uma cerimônia, no Palácio do Planalto, para celebrar a formalização de 5 milhões de MEIs no País.
Mais informações:
Portal do empreendedor: portaldoempreendedor.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário