O total
de pessoas que utilizam a internet por meio de um
smartphone chegou
a 68,4 milhões no primeiro trimestre de 2015, segundo a pesquisa Mobile
Report, da Nielsen IBOPE. O número representa um crescimento de
cerca de 10 milhões sobre os 58,6 milhões do trimestre anterior.
Entre os
dois trimestres, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas de menor renda.
No quarto trimestre de 2014, as classes C, D e E,
juntas, representavam 36%. No trimestre seguinte, passaram a representar 38%,
ou um ganho de 2 pontos percentuais. Ainda assim, a posse de smartphone
conectado à internet continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam
62% do total.
Distribuição dos usuários de internet por meio de smartphones,
segundo classe e gênero – Brasil – primeiro trimestre de 2015
26%
dos smartphones conectados estão em São Paulo
A pesquisa também registrou aumento do uso do smartphone online
entre as pessoas de mais idade. Nas faixas etárias a partir de 35 anos, o
crescimento médio no trimestre foi de 20%, enquanto entre adolescentes ficou em
9%. E também foi a primeira vez que a pesquisa registrou uma maioria feminina
entre os usuários de internet pelo smartphone, com participação de 51%
A região Sudeste é o maior mercado de smartphones conectados, com
47% do total. Mais da metade dos smartphones do Sudeste estão no estado de São Paulo,
que tem 26% do total do Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%.
Distribuição dos usuários de internet por meio de smartphones,
segundo faixa etária e região – Brasil – segundo trimestre de 2015
As redes sociais e comunicadores de mensagens, e-mail, vídeos,
notícias, música e portais são os conteúdos e serviços mais utilizados pelos
brasileiros na internet do smartphone. Dos 20 aplicativos mais utilizados no
Brasil, sete são redes sociais ou comunicadores, quatro são bancos, três são plataformas
de e-mail, dois são para vídeos e os outros são um game, uma loja de
aplicativos, um navegador e um serviço de mapa e GPS.
10% dos leitores de notícias no smartphone quer pagar para ler
conteúdo jornalístico
Os aplicativos ainda não são uma forma usual para ler notícias
pelo smartphone. Em abril, 40% dos usuários de internet pelo smartphone
disseram que consumiram notícias pelo aparelho. Desses, 68% disseram que
abriram o navegador de internet do smartphone para se informar, 42% afirmaram
ter lido notícias a partir de compartilhamentos em rede social e 30%, por
compartilhamento em um aplicativo de comunicação de troca de mensagens.
A pesquisa também questionou quanto as pessoas estão dispostas a
pagar para ler notícias no aparelho. Do total de leitores de notícias, 4%
disseram que já pagam para ler conteúdo jornalístico no tablet ou no smartphone
e 10% responderam que estão dispostos a pagar. “As regiões mais ricas e que têm
população com maior escolaridade apresentaram maior quantidade de pessoas dispostas
a pagar para ler notícias”, informou o analista de mídia da Nielsen IBOPE, José
Calazans.
E, ainda, a pesquisa indicou que 34% abrem o smartphone para ler
notícias mais de três vezes por dia e que 37% ficam mais de 10 minutos a cada
vez lendo notícias. Porém, a maioria prefere textos curtos e resumidos, ou
mesmo vídeos, em vez de ler notícias longas pelo smartphone. Outra informação
que chamou a atenção foi que ‘antes de dormir’ apareceu na pesquisa como um dos
momentos mais citados pelos usuários para ler notícias no aparelho.
A pesquisa foi realizada pela internet com 908 usuários de
smartphones de todo o Brasil entre 26 de abril e 5 de maio de 2015.
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