Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Oito cidades do Interior receberão salas de cinema

Iguatu. Dez municípios cearenses devem receber salas de cinema a partir deste ano. A ação faz parte do projeto de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). As novas unidades ainda serão construídas. As cidades beneficiadas serão Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá. Outras duas a serem contempladas serão definidas em breve.

Recentemente, houve reunião entre secretários de Cultura e gestores das cidades contempladas com o programa e o secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio para apresentação e discussão do projeto. "Estamos fazendo um trabalho conjunto, passo a passo, de forma que todos os municípios envolvidos no projeto possam estar no mesmo estágio de cada uma das etapas previstas no edital, até que todas as salas estejam prontas", explicou o titular da Secult.
Os municípios cearenses que receberão as novas salas de cinema estão nos preparativos para a doação dos imóveis, onde serão construídos os equipamentos culturais. Cada cidade vai receber duas salas de cinema, com capacidade para 100 e 200 espectadores, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.
O projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas. A obra será edificada com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult, ainda na gestão do secretário Paulo Mamede.
O programa "Cinema Perto de Você", do qual faz parte o projeto "Cinema na Cidade", a partir do apoio da Secult, incluiu os municípios cearenses. É organizado e coordenado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda.
O programa articula diversos instrumentos federais para a expansão, democratização e descentralização dos serviços de exibição cinematográfica, com foco na inclusão da população com baixa renda, moradores, no Interior dos estados. O objetivo é que, em quatro anos, sejam implantados 600 novos espaços de exibição em todo o Brasil.
O município de Tauá será um dos contemplados. A prefeita Patrícia Aguiar disse que os moradores já vivem a expectativa de início das obras. "Vamos dar todo o apoio necessário e avalio como positivo esse projeto de descentralização das salas de cinema para o sertão cearense, que é tão carente de cultura nessa área", enfatizou.
A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, participou da reunião na Secult sobre o projeto. O município é um dos contemplados para receber duas salas de cinema. "A Prefeitura está agora providenciando a documentação para enviar à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará para liberação dos recursos e consequente implantação das duas salas de cinema na cidade", frisou Dane de Jade.
A manutenção, os filmes a serem exibidos e a gestão do complexo de cinema serão debatidos entre os parceiros do projeto. Segundo Dane de Jade, a ideia é que as salas sejam uma espécie de espaço cultural, servindo para debates de temas importantes para a região, exibição de filmes de arte, nacionais, regionais, realização de mostra de vídeo e cinema entre outros eventos.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, lembrou que, em 2014, apresentou ao então secretário de Cultura do Estado, Paulo Mamede, uma área para construção do cinema com duas salas de exibição, próximo ao Centro de Convenções, que está em edificação. "Houve a aprovação do espaço e estamos providenciando a documentação exigida para participarmos desse projeto, que vai trazer de volta salas de exibição de filmes para a cidade", disse Alcântara.
A cidade de Iguatu, até meados da década de 1980, contava com o Cine Coliseu. Na década anterior, havia dois cinemas, o Coliseu e o Alvorada. Os dois fecharam suas portas e a população local ficou sem opção de assistir às exibições em grandes telas. A chegada do DVD e das TVs de tela digital e da internet contribuíram ainda mais para afastar o retorno do cinema. Essa foi uma tendência nacional. Até nos grandes centros, salas de exibição foram fechadas.
Shoppings
Na década passada, houve nova tentativa com a implantação do Cine Asa Branca, em um shopping de mesmo nome no centro desta cidade, mas a ideia não prosperou. Os dois empreendimentos fecharam. Para assistir filmes em cinema, os moradores da ampla maioria das cidades do Interior precisam viajar ao Cariri ou à Capital. Nos shoppings, as salas estão lotadas.
O projeto Cinema da Cidade faz parte das ações do Programa Cinema (Ancine) em parceria com o Ministério da Cultura, BNDES, Ministério da Fazenda e articula diversos instrumentos federativos para expansão e democratização dos serviços de exibição cinematográfica.
FIQUE POR DENTRO
Municípios são responsáveis por doar o terreno
O programa Cinema da Cidade é uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine) em parceria com as secretarias de Cultura dos Estado e Prefeituras Municipais. Cabe aos municípios fazer a doação do terreno para a construção das duas salas de exibição. Os recursos para o projeto são oriundos do Ministério da Cultura (MinC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Fazenda. Na cidade de Iguatu, o terreno a ser doado pela Prefeitura fica na Avenida Dário Rabelo, próximo ao futuro Campus Universitário Multi-Institucional. O projeto quer levar a magia do cinema para as cidades do Interior com mais de 20 mil habitantes. Essa iniciativa foi concebida e articulada de modo a atender e se adequar às necessidades de cada município. As prefeituras interessadas no programa receberão da Ancine as orientações necessárias.
Honório Barbosa 
Colaborador

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/oito-cidades-do-interior-receberao-salas-de-cinema-1.1274260

Nenhum comentário:

Postar um comentário