Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mercado Público de Aracati passará por reforma estrutural

Aracati. A reforma do Mercado Público desta Cidade, localizada no Litoral Leste, esta mais próxima após a conclusão da primeira etapa de elaboração do projeto de intervenção. No primeiro momento, foi realizado um diagnóstico que aponta a situação da estrutura, realizado por empresa especializada contratada pela Prefeitura. O projeto de intervenção faz parte da contrapartida do Município junto ao governo federal, que contemplou a cidade com recursos do projeto PAC Cidades Históricas, cujo objetivo é preservar o patrimônio brasileiro.

O assunto tem circulado com mais frequência pelos corredores do mercado e ganhou mais força após a visita técnica para realização do diagnóstico. A permissionária Maria das Dores Tomás de Souza, 40, está na expectativa, embora saiba pouco sobre o andamento do projeto.
"As pessoas aqui estão comentando mais sobre isso, mas não veio ninguém da Prefeitura dizer como vai ser. A gente se preocupa porque trabalha aqui todos os dias e não sabe se vai ter que sair durante a reforma".
Sobre as condições de trabalho e de importância do mercado para a Cidade, Dôra, como é conhecida, conta que mudou muito nos últimos 12 anos em que trabalha em um dos boxes vendendo lanche. "O movimento caiu bastante porque ficou muito desorganizado. Antes, o pessoal andava mais aqui, fazia as compras, merendava. Hoje em dia, a frequência diminuiu. A credito que seja porque tem muita gente vendendo coisa do lado de fora do mercado".
Sobre sua clientela, Dôra conta que são os aposentados e moradores da zona rural quem ainda mantêm o costume de frequentar o mercado. Ela acredita que, após a reforma, a organização e cadastramento dos permissionários, o mercado volte a ser popular e visitado também por quem passa pela Cidade.
Dôra também alerta para a questão de segurança, principalmente em relação ao grande número de furtos de bicicletas no entorno do mercado. "Quem vem aqui busca tranquilidade. Se os clientes tivessem um lugar para guardar a bicicleta enquanto fazem as compras seria bom. Muitos não entram com receio".
Para o titular da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati, Thiago Sales, o mercado possui grande importância para a história do município por ser um dos prédios mais antigos da Cidade e tombado pelo patrimônio histórico. Em termos de economia local, é tido como o principal centro comercial de Aracati.
"Temos a preocupação de fazer essa reforma sem afetar a rotina desses permissionários, que trabalham aqui todos os dias. Então, a empresa contratada para a elaboração do projeto de intervenção deverá levar isso em conta, para que as pessoas continuem trabalhando nas proximidades", relatou. Sobre a previsão da reforma, Thiago conta que depende da conclusão do projeto de intervenção, que está sendo iniciado. Depois disso, será aberta a licitação.
"Tudo está sendo acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto precisa estar dentro dos critérios de execução. Mas, o mais importante é que os recursos já foram assegurados pelo governo federal e estamos cumprindo todas as etapas desse importante trabalho", completou.
Ainda sobre a situação dos permissionários, o secretário acrescenta que está sendo feito um levantamento para o recadastramento dos mesmos. Após a conclusão dessa etapa, será feita uma audiência pública para apresentação do projeto de intervenção aos permissionários. No encontro, todos serão ouvidos.
No Ceará, somente três municípios foram beneficiados com o PAC Cidades Históricas. Além de Aracati, Fortaleza e Sobral. Só para Aracati, foram destinados recursos da ordem de R$ 1,6 bilhões para realização de restaurações no teatro Francisca Clotilde, Mercado Público, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nosso Senhor do Bonfim, além da etapa final do Museu Jaguaribano.
Mais informações:
Secretaria de Turismo e
Cultura de Aracati
Rua Dragão do Mar, 260
Várzea da Matriz
(88) 3446-2418

Ellen Freitas
Colaboradora

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/mercado-publico-de-aracati-passara-por-reforma-estrutural-1.1278070

Nenhum comentário:

Postar um comentário