Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Poços em Icapuí podem minimizar seca no CE

Preocupados com um possível racionamento de água, representantes do comércio cearense discutiram ontem métodos para minimizar os efeitos decorrentes da seca no Estado. Durante a reunião, realizada pela Associação Comercial do Ceará (ACC), foi ressaltado como um método eficaz para diminuir os efeitos da falta de chuva, a utilização dos poços profundos da Petrobras em Icapuí, que segundo os comerciantes, podem ser aproveitados no local cerca de 10 mil m³ de água diariamente.

"A justificativa para a inutilização dos poços em Icapuí é que não há um reservatório que consiga armazenar todo o volume gerado", lamenta o presidente da ACC, João Porto. Ele defende que se essa água fosse fornecida ao Estado ajudaria consideravelmente no combate à estiagem. O objetivo da reunião realizada pela Associação Comercial do Ceará (ACC) foi apresentar ideias que possam diminuir o problema presente no Estado para, assim, encaminhar uma ata de reivindicações ao governador Camilo Santana.
Segundo Porto, "se houver um racionamento, todos os setores da economia serão afetados". "Abalaria todo o comércio, principalmente o de alimentação, como os restaurantes e lanchonetes", afirma, ressaltando que em muitos municípios cearenses a situação já é alarmante, visto que ainda neste mês "vão ficar sem água, como Crateús".
Conforme Porto, não há apenas um método para solucionar o problema da seca, e sim várias formas paliativas que minimizam a falta de chuvas na região. "Nós temos que ter a conjugação de todos esses esforços que estão ao nosso alcance", explica.
Chuva artificial
A geração de chuva artificial por meio de semeadores de nuvens também foi considerada pelos presentes à reunião promovida pela Associação uma boa saída para a falta de água.
O método, também conhecido como nucleação artificial, consiste na formação de chuva a partir de uma solução de cloreto de sal que é despejada nas nuvens por meio de um avião. "As novas tecnologias da chuva artificial podem aumentar em 30% a precipitação", justifica o presidente, lembrando que em 1986 esta técnica livrou São Paulo de um racionamento de água através de chuva artificial gerada por um avião da Paraíba. "Por que então não usar o mesmo método no Ceará? A semeadora de nuvens não evita uma seca, mas minimiza muito", questiona.
Conscientização
Ainda no mês de fevereiro a ACC pretende fazer uma ação ao público em geral de conscientização ao consumo de água. "As pessoas e as empresas têm que começar a se educar para preservar água, isso também é um grande método de combate à estiagem", conclui.
Na reunião estiveram presentes representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), cientistas da UFC e Uece, e outros.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/pocos-em-icapui-podem-minimizar-seca-no-ce-1.1212939

Nenhum comentário:

Postar um comentário