Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ceará registra o sexto caso de chikungunya

O Ceará teve mais um caso confirmado de febre chikungunya. De acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado no último dia 15, mais uma ocorrência foi identificada em Fortaleza. No total, desde a inserção da doença no Brasil, no ano passado, o Ceará já contabilizou seis casos, sendo quatro em Fortaleza, um em Brejo Santo e um em Aracoiaba.
O Estado já havia notificado 23 casos suspeitos de febre chikungunya, entretanto, 17 foram descartados. Em todas as situações confirmadas, a doença foi adquirida em viagens a República Dominicana, Suriname ou Taiti, países que apresentam altos índices da patologia.

O Ceará continua sem registros de casos autóctones, ou seja, quando a doença é transmitida em território próprio. No Brasil, ocasiões desse tipo já aconteceram em oito cidades, sendo as mais alarmantes Oiapoque, no Amapá, com 1.264 notificações de suspeita da doença, Feira de Santana e Riachão do Jacuípe, ambas na Bahia, com 1.444 e 437, respectivamente. O Brasil já detectou, ao todo, 2.289 pacientes com febre chikungunya.
Patologia
A infecção ocasionada pela febre chikungunya é similar a dengue. Os sintomas incluem febre, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. A diferença é a manifestação de fortes dores nas articulações, que podem se prolongar mesmo após a cura da doença.
A transmissão se dá por meio da picada dos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, mesmo transmissor do vírus da dengue. Dessa forma, a maneira mais indicada para eliminar a doença é acabar com os pontos com água parada, utilizados pelos insetos para reprodução.
O Ministério da Saúde elaborou um plano de contingência, visando combater a doença. O projeto prevê ações de intensificação da atuação da vigilância, treinamento de profissionais e a preparação de laboratórios de referência para diagnóstico, além da eliminação dos criadouros do mosquito.
Mais informações
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5123
Ministério da Saúde http://portalsaude.saude.gov.br

Ranniery Melo
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/ceara-registra-o-sexto-caso-de-chikungunya-1.1203946

Nenhum comentário:

Postar um comentário