Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Prazo para comprovação de vida termina nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30) se encerra o prazo para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizarem a comprovação de vida e renovação da senha na rede bancária. O procedimento só pode ser realizado na instituição em que o segurado recebe seu benefício, por isso a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os bancos não terão expediente na quarta-feira (31). Na agência, o titular do benefício pode se dirigir diretamente ao caixa ou, se já for correntista da instituição, pode fazer o procedimento pelos canais eletrônicos do banco.

Para que a comprovação seja feita, o segurado ou pensionista deve levar documento de identificação com foto, como por exemplo a carteira de identidade, de trabalho ou habilitação. A identificação biométrica só será feita nos bancos que têm tecnologia para realizá-la.
No caso de algum impedimento em comparecer à agência bancária, a prova de vida pode ser feita através de um procurador, que deve estar cadastrado no INSS. Para fazer o cadastro, o procurador deve comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração assinada pelo próprio beneficiário. O documento pode ser encontrado no site do ministério. Já se o beneficiário não for alfabetizado, a procuração pode ser registrada em cartório.
Além disso, também deve ser apresentado um atestado médico (feito nos últimos 30 dias) que comprove que o beneficiário não possui condições de comparecer de fato à agência. Se o motivo da ausência for por conta de viagem ou residência no exterior, pode ser emitido um atestado de vida por autoridade consular. Para todos os procedimentos são necessários os documentos de identificação, tanto do beneficiário como do procurador.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/prazo-para-comprovacao-de-vida-termina-nesta-terca-feira-30-1.1185795

Nenhum comentário:

Postar um comentário