Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Obra de Requalificação de Aracati é inaugurada

Na manhã desta terça-feira (23/12), a cidade de Aracati teve inaugurada sua obra de requalificação, uma intervenção, de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará.
A obra foi entregue a população pelo Secretário de Turismo do Estado, o aracatiense BismarcK Maia, que representou o Governador Cid Gomes, que não pode comparecer a solenidade devido ao convite da presidente Dilma, para um encontro em Brasília.


Com presença do prefeito de Aracati, Ivan Silvério, do vice-prefeito Valdy Menezes, vereadores, secretários municipais e uma boa representação da sociedade e comunidade aracatiense, o secretário descerrou a placa inaugural e ainda assinou um aditivo a obra de requalificação no valor de 2 milhões e 194 mil reais, que dará suporte para implantação de luz solar (gerador, luminárias e postes) nas ruas e praças já requalificadas e ainda requalificar a pavimentação do entorno da Praça Dom Luiz (Praça da Coluna).
A obra que ainda está em andamento terá sua conclusão nos primeiros meses de 2015.
Em nome do Governador Cid Gomes, Bismarck, também anunciou a autorização do início da obra de construção do Detran Regional de Aracati, que custará R$ 1 milhão 636 mil. O terreno de 25.000,00 m2 terá 1.000m2 de área edificada.
Em sua fala aos presentes, o prefeito Ivan Silvério, fez questão de destacar o carinho e compromisso do Governador Cid Gomes, para com o município de Aracati, enfatizando ser esse maior Governador do Ceará. Ivan, ressaltou também sua pequena contribuição para com a obra de requalificação “Quando em 2013, logo que assumi a administração de Aracati, fui à Secretaria de Turismo do Estado – SETUR-CE, com o empresário e historiador aracatiense Antero Pereira Filho (Anterinho) conhecer de perto o projeto de requalificação que Bismarck estava preparando desde 2017 e que estavam pendentes apenas algumas liberações junto ao IPHAN e isso foi negociado por mim junto ao órgão, com muita responsabilidade garantindo o início das obras, mas de lá até a obra ser iniciada foram muitas lutas travadas por Bismarck, mas este nunca deixou de ter certeza de ver a obra, que era um sonho se tornar realidade.”
“Com os esforços de Bismarck, a frente da Secretaria de Turismo, Aracati foi repaginada, recebeu uma transformação em seus aspectos paisagísticos” reafirmou o prefeito.
Para Bismarck, o turismo do Ceará precisava de infraestrutura para se tornar mais atraente e essa obra de requalificação de Aracati trata disso, potencializando o destino para cada vez mais receber pessoas, mas fazendo com que as pessoas que moram neste destino também desfrutem de um melhor lugar para viver.
Bismarck, acrescentou ainda que não há nada mais agradável para o homem público do que ver sonhos concretizados e o Governador Cid Gomes, nos deu esse crédito para nesse momento o sonho se tornasse real. “A obra de requalificação de Aracati, gera impactos positivos para essa e as próximas gerações”, disse o secretário.
Investimento
O investimento, de R$ 14.382.168,57 oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Ceará (financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento – BID), beneficia a área central da cidade, que recebeu novas calçadas e pavimentos de ruas; iluminação pública em LED; mobiliário urbano (bancos, lixeiras, entre outros itens); além de reformas de três praças – do Marista, da Matriz e dos Prazeres – e criação de uma via paisagística, às margens do Rio Jaguaribe.
Projeto Arquitetônico
Os projetos arquitetônicos consideraram as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pois a área é tombada; aspectos de qualidade ambiental urbana e, também, de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.
As calçadas e passeios ganham piso em bloquete intertravado de concreto; as praças e avenidas, jardineiras e canteiros centrais com paisagismo de espécies locais, bancos e postes de iluminação em madeira.
http://www.aracati.ce.gov.br/obra-de-requalificacao-de-aracati-e-inaugurada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário