Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Eleitor que não votou tem até esta sexta-feira (26) para se justificar

O eleitor que não votou no segundo turno das Eleições 2014 tem até esta sexta-feira (26) para justificar sua ausência. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 30 milhões de brasileiros se abstiveram durante o segundo turno das votações, no entanto a estimativa pode ser falha por contabilizar eleitores que já faleceram.

A justificativa deve ser feita através do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), que pode ser encontrado no site do TSE. Além disso, junto com o requerimento, que deve ser apresentado no Cartório Eleitoral mais próximo, também deve ser entregue o comprovante do que impossibilitou o comparecimento às urnas.
Se o eleitor perde o prazo, ele deverá se dirigir ao seu Carório Eleitoral e solicitar a regularização, mas pagará uma multa referente a cada turno perdido, que pode variar entre R$ 1,06 a R$ 3,51.
A falta de justificativa em três eleições consecutivas provoca o cancelamento da inscrição eleitoral, impede a tomada de posse em cargos públicos, retirada de passaportes e empréstimos em bancos oficiais. Vale lembrar que a Justiça considera cada turno como uma eleição.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/eleitor-que-nao-votou-tem-ate-esta-sexta-feira-26-para-se-justificar-1.1182967

Nenhum comentário:

Postar um comentário