Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Emprego temporário é porta de entrada para os jovens

O número de brasileiros que conseguem ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez nesta época do ano é expressivo. O aumento das vendas no varejo por conta do Natal e do Ano-Novo leva inúmeras empresas a contratar mão de obra temporária. O emprego com prazo de validade, porém, pode ser transformado em efetivo. Mas isso vai depender do desempenho do trabalhador na ocupação."Durante este período, os empresários aproveitam para identificar aqueles temporários com maior potencial e contratá-los. 

Existem vagas para pessoas com ou sem experiência no mercado de trabalho, mas são muitos os jovens (entre 18 e 24 anos) que conseguem o primeiro emprego nesta época", destaca o presidente do Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) no Ceará, Gilvan Mendes.
O gestor dá algumas dicas para quem busca ser efetivado. Conforme ele, pessoas proativas, que gostam de aprender, que sabem trabalhar em equipe e sob pressão se enquadram no perfil procurado pelo varejo. "No comércio, trabalha-se muito com metas. O funcionário deve encarar isso como uma realidade natural e enfrentar os desafios", diz Gilvan.
Vagas preenchidas
Conforme já noticiado pelo Diário do Nordeste, o Sine/IDT informou que pretendia captar 4 mil vagas temporárias no Estado de setembro a dezembro. Gilvan estima que, deste total, cerca de 70% ou 2.800 foram preenchidas. Portanto, ainda restam 1.200 postos de trabalho. Entre os principais cargos ofertados pelo comércio estão os de vendedor, balconista e promotor de vendas. Vale destacar que os empregos também crescem em bares, restaurantes e barracas de praia, devido à alta estação. As funções mais demandas são as de garçom, ajudante de garçom, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro e chefe de cozinha.
Primeiro emprego
A universitária Camila Borges, 20 anos, cursa Letras na Universidade Federal do Ceará (UFC) e conseguiu um emprego temporário na loja Planeta Brinquedo do Shopping Benfica, em Fortaleza. Ela é natural da cidade de Limoeiro do Norte e torce para ser efetivada, garantindo assim uma renda fixa enquanto estiver na faculdade.
"Moro com meu namorado. Trouxe o currículo e fui chamada para fazer a entrevista. Vou ficar responsável pelo empacotamento das mercadorias e pela organização da loja. Estou super ansiosa, tomara que dê tudo certo", afirma Camila.
Geralmente, entre 20% e 25% dos brasileiros que conseguem emprego temporário no fim de ano costumam ser efetivados posteriomente, lembra Gilvan Mendes. O Ceará segue a tendência nacional, mas superou a média no ano passado.
Conforme dados da Fecomércio-CE, das 8.200 vagas temporárias geradas nos últimos meses de 2013, 4 mil (48%) foram aproveitadas pelas empresas.
Esse desempenho acima da média nacional pode ser explicada pela inauguração, no ano passado, de dois centros de compras em Fortaleza: Shopping Parangaba e North Shopping Jóquei. Neste ano, o Ceará deverá ganhar novamente destaque, considerando a abertura de mais três shoppings: RioMar Fortaleza, Off Outlet Fashion e Eusébio Open Mall, sendo os dois últimos na região metropolitana.
Saiba mais
Principais unidades do Sine/IDT em Fortaleza
Aldeota
Av. Santos Dumont, 5015
3101-1660/1659

Barra do Ceará
Av. Francisco Sá, 6485
3101-2742/2743

Messejana
Rua Pergentino Maia, 813 A
3101-2137/2138

Parangaba
Av. João Pessoa, 6239
3101-3034/3035
Horário de funcionamento das unidades: das 8h às 17h

Mais informações
As empresas que desejarem contratar por meio do Sine/IDT devem ligar para 0800-283-1333 ou encaminhar a solicitação para o e-mail vagas@idt.org.br.
Raone Saraiva
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/emprego-temporario-e-porta-de-entrada-para-os-jovens-1.1158829

Nenhum comentário:

Postar um comentário