Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma tem vantagem numérica pela 1ª vez

São Paulo. Pela primeira vez em uma pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). O levantamento divulgado ontem mostra que eles continuam tecnicamente empatados.
Em votos totais, Dilma tem 46% (antes tinha 43%), contra 43% de Aécio, que tinha 45% na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%. Outros 6% dizem estar indecisos.

Considerando apenas os votos válidos (descartados votos brancos ou nulos e indecisos), a presidente tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
Aprovação
A pesquisa mediu ainda a aprovação ao governo Dilma. Dos entrevistados, 42% julgam a administração petista boa ou ótima. Outras 20% classificam o governo como ruim ou péssimo. Aqueles que dizem que a gestão atual é regular somam 37%.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas ontem. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 01140/2014. Na reta final da campanha, pelo menos nove pesquisas eleitorais para presidente serão divulgadas nesta semana. Os levantamentos foram registrados no TSE pelos Institutos Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus.
Vox Populi
O levantamento Vox Populi divulgado ontem mostrou Dilma com vantagem numérica contra Aécio um pouco maior do que na semana passada, mas a situação de empate técnico continua. Segundo a pesquisa encomendada pela TV Record e realizada sábado e domingo, Dilma tem 46% contra 43% de Aécio.
Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. Na semana passada, a vantagem da presidente era de 45% a 44%.
Punições
O TSE decidiu conceder liminares para cassar o tempo de propaganda dos dois candidatos à Presidência. O tribunal tirou ontem 6 minutos e meio de inserções dos dois candidatos na TV: Dilma perdeu 4 minutos na TV e Aécio, 2 minutos e 30 segundos. Foi a punição mais dura da Corte Eleitoral às vésperas do segundo turno é uma resposta à insistência das campanhas presidenciais de continuar com ataques.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/dilma-tem-vantagem-numerica-pela-1-vez-1.1130427

Nenhum comentário:

Postar um comentário