Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ceará é finalista com duas escolas do concurso "Respostas para o Amanhã”

A Escola de Ensino Profissional Emmanuel Lima Pinheiro (Iguatu/CE) e Escola Murilo Braga (Martinópole/CE) são as finalistas do concurso "Respostas para o Amanhã", criado pela Samsung. O “Respostas para o Amanhã” é o primeiro concurso regional de Cidadania Corporativa promovido pela Samsung para professores e estudantes de escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, e entra agora na fase de divulgação dos 20 projetos brasileiros selecionados pelo comissão julgadora. No Brasil foram inscritos 364 projetos, elaborados por 8.608 mil estudantes, com a supervisão de mais de 1.000 professores.

A escola de Iguatu inscreveu o projeto "Contexto Social dos Catadores de Lixo do Município de Iguatu" e a de Martinópole o projeto "Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da carnaúba para tratamento d’água". 
Mecânica do concurso 
Para formular seus projetos, os finalistas lançaram mão da criatividade e do diálogo com suas comunidades para transformar dificuldades em possibilidades, buscando contribuir para melhorar a qualidade de vida.
“Estamos muito orgulhosos e felizes em saber que tantos jovens querem contribuir genuinamente com mudanças positivas no ambiente em que vivem”, destaca Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina. “Isso mostra que estamos no caminho certo de engajar e estimular o público da educação – estudantes, professores e gestores de instituições escolares – a pensar em propostas criativas e lógicas em prol de uma comunidade melhor, mais inovadora e justa.”
“O Programa ‘Respostas para o Amanhã’ complementa nossa plataforma de Cidadania Corporativa com foco nas ciências exatas, que ajudam os jovens a aperfeiçoarem seu raciocínio lógico e sua capacidade de resolver problemas cotidianos”, destaca o executivo.
Promovido pela Samsung, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), apoio da UNESCO (parceira global da Samsung em Cidadania) e Reduca (Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação), o programa de cunho educativo tem como objetivo estimular o envolvimento de jovens em soluções práticas aos problemas que eles enfrentam no dia-a-dia a partir do desafio: “Como a matemática e a ciência podem melhorar a minha comunidade?”.
“O concurso faz uma ponte entre a teoria e a prática. Oferece aos alunos a possibilidade de contribuir com a sociedade e valoriza o professor e as práticas educativas que articulam os saberes científicos e sociais”, destaca Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora do projeto no Cenpec.
Etapas do concurso regional
Os 20 melhores trabalhos por país foram selecionados por uma comissão julgadora, constituída por especialistas em educação. Os grupos escolhidos foram contemplados com um kit de edição para produzirem um vídeo de seus projetos (composto por notebook, câmera e software de edição). Após o envio dos vídeos, as cinco melhores produções de cada país serão disponibilizadas no site https://www.samsung.com/br/respostasparaoamanha no dia 24 de novembro, para votação pública (disponível até o dia 5 de dezembro). O anúncio oficial dos vencedores brasileiros, escolhidos pelo júri popular e pela comissão julgadora, acontece no dia 9 de dezembro.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/ceara-e-finalista-com-duas-escolas-do-concurso-respostas-para-o-amanha-1.1139397

Nenhum comentário:

Postar um comentário