Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prazo do consignado do INSS subirá para 6 anos

Brasília. Em breve, os 26 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão quitar os empréstimos consignados em um prazo maior, de até seis anos (72 prestações). Isso porque o limite atual, de cinco anos (60 prestações), foi ampliado por decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que se reuniu ontem.O CNPS é formado por representantes do governo, empregados, empregadores e aposentados. Para a medida ser colocada em prática, o INSS regulamentará nos próximos dias a decisão por meio de uma portaria. O conselho, contudo, não alterou o percentual máximo que um segurado do INSS pode comprometer do benefício (30%).

Segundo o Ministério da Previdência Social, mais de 90% das operações de consignado atreladas aos benefícios do INSS foram definidas com número de parcelas entre 40 e 60 meses. Para o órgão, esse é um indicativo de que era preciso ampliar o prazo para quitar as dívidas.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Carlos Andreu Ortiz, ligado à Força Sindical, por sua vez, criticou a decisão do conselho. "Eles não cansam de aprovar formas de endividar cada vez mais os aposentados", disse.
Ainda de acordo com o presidente do Sindnapi, essa decisão acabará por influenciar na contratação de empréstimos maiores, uma vez que o prazo para quitar será maior. Ele vê com preocupação o comprometimento do benefício para o pagamento de empréstimo, ainda mais quando o crédito é tomado por pressão de algum familiar e não por necessidade do aposentado.
O mercado de crédito consignado do INSS supera os R$ 70 bilhões. Esse tipo de empréstimo é atrativo aos bancos por ter uma das inadimplências (atrasos acima de 90 dias) mais baixas do sistema financeiro. Para os aposentados e pensionistas do INSS, o crédito consignado é uma das formas de empréstimo de menor taxa do mercado. Segundo o ministério, as taxas máximas são de 2,14% ao mês.
No Ceará
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, no Ceará as operações de crédito consignado realizadas por aposentados e pensionistas do INSS totalizaram mais de R$ 115 milhões em abril deste ano. Em valores nominais - isto é, sem considerar a inflação - o resultado foi 14,7% superior ao registrado no mesmo período de 2013, diz o Ministério.
Em número de operações, abril de 2014 registrou 42.263 contratos no Estado - alta de 16% se comparado ao mesmo mês do ano passado.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/prazo-do-consignado-do-inss-subira-para-6-anos-1.1109497

Nenhum comentário:

Postar um comentário