Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lojas agropecuárias garantem veterinários para zona rural

Limoeiro do Norte. Médicos veterinários lotados em lojas de agropecuária prestam assistência a criadores de animais de produção, como bovinos, equinos e caprinos. Na falta de assistência técnica gratuita, os atendimentos são realizados, muitas vezes, quando os animais já são acometidos por doenças. Segundo o médico veterinário Ailton Gadelha, falta um trabalho de prevenção junto aos criadores do município.

Antônio Apolônio é agricultor, cria gado na comunidade de Sítio Saquinho, em Limoeiro, e procurou assistência em uma farmácia de medicamentos veterinários. Pelos sintomas, ele tenta saber com o veterinário como tratar o animal. "É um bezerro que está se tremendo, não consegue ficar em pé", conta ele. Após uma conversa com o criador, no que tange aos sintomas, alimentação e local onde vive o animal, o veterinário dá um pré-diagnóstico de intoxicação.
"Isso é muito comum, principalmente animais criados soltos, que se alimentam próximos a rios. A salsa é bastante tóxica e os animais acabam comendo, isso faz com que eles fiquem doentes. Nesse caso, o bezerro foi contaminado através do leite da vaca, já que ele ainda mama", contou. O veterinário acrescenta que esse tipo de procura é bastante comum, já que os pequenos criadores não têm qualquer assistência técnica gratuita e não possuem condições de manter um veterinário para cuidar do rebanho na própria fazenda.
"A gente faz muitas vezes esse trabalho, mas tenta ajudar os pequenos criadores", afirmou o veterinário. A cidade vem crescendo o rebanho, se destacando na produção de leite. Pequenos, médios e grandes criadores procuram constantemente o acompanhamento de veterinários, para garantir que o produto final, o leite, seja vendido com qualidade para a grande indústria, pequenos laticínios ou ainda para uma produção artesanal de queijo e derivados.
Gadelha conta que uma das doenças que mais acomete os animais de grande porte da região é a babesiose, conhecida como doença do carrapato, que causa anemia intensa nos bichos afetados. Além dela a mastite bovina, que ataca as fêmeas, a tuberculose e a clostidiose, se não prevenidas, podem chegar a matar os animais.
Farmácia
Para atender a grande demanda, desde 1984 Gadelha montou uma farmácia veterinária viabilizar a venda de medicamentos para animais de grande porte. Um pequeno laboratório foi instalado para identificar as principais doenças verificadas na região e assim destinar o tratamento adequado para os animais.
"Quando um pequenos produtor nos procura, em alguns casos, cobramos só a consulta, porque muitos não têm condições de manter o rebanho, tampouco pagar muitos custos pela consulta, então nos deslocamos para as fazendas para avaliar o animal. Como atuo há muito tempo na região, já temos um conhecimento de quais doenças afetam mais os rebanhos", conta.
Segundo contabiliza, faz cerca de 100 atendimentos por mês, visitando criadores do município e de cidades de outras regiões do Vale do Jaguaribe. "Outra coisa que buscamos orientar aos criadores é trabalhar na prevenção. Uma vacina custa muito menos do que um tratamento. Para prevenir um animal da clostidiose, ele vai gastar duas doses de uma vacina que custa R$ 1,00. Se o animal for acometido pela doença, o tratamento, se ele ficar bom, sai em torno de R$ 200", ressaltou.
Para isso ele, como outros profissionais, buscam divulgar palestras e cursos voltados para produtores, que a cada dois meses acontecem no município.
Para o produtor Carlos Benhu Caetano, muitos buscam consultas em lojas de ração por não terem condições de arcar com as despesas de um veterinário. "O problema é que muitos procuram lugares que não tem atendimento veterinário e compram medicamentos sem acompanhamento profissional. Isso é um risco para o animal e pode prejudicar o restante do rebanho". Ele possui uma fazenda de médio porte e já conta com veterinário.
"Há dois anos tínhamos técnicos da Ematerce, mas não tem mais, então passamos um período sem veterinário. Nesse tempo procurávamos ajuda de veterinários em lojas especializadas para trabalharmos a prevenção", contou o produtor.
Mais informações
Farmácia Veterinária
Mundo dos Criadores
Avenida Dom Aureliano Matos, 2228, Centro, Limoeiro do Norte Telefone: (88) 3423.2010

Ellen Freitas
Colaboradora

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/lojas-agropecuarias-garantem-veterinarios-para-zona-rural-1.1106721

Nenhum comentário:

Postar um comentário