Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estudante cearense do Ciência sem Fronteiras morre nos EUA

O estudante cearense Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra, 22 anos, bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, passou mal e morreu na última sexta-feira (19), após subir até o cume da Montanha Camelbak, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos (EUA). As causas da morte ainda não foram confirmadas, mas a família acredita que tenha sido motivada por efeitos de uma "forte desidratação", após conversa com médicos e amigos que acompanharam o rapaz na aventura.
Emanuel Biana viajou para o Arizona, nos Estados Unidos, no dia 13 de agosto deste ano para estudar na Arizona State University, através do programa federal que fornece bolsas de estudos no exterior. O estudante cursava o 4º semestre de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) e havia completado 22 anos no último dia 9 deste mês.

A mãe do estudante, Ana Maria Biana, conta que a irmã do jovem viajou aos EUA para resolver trâmites referentes ao translado do corpo do jovem para o Brasil e que os amigos de Emanuel relataram à irmã dele que "estavam todos abastecidos com bastante água e protetor solar durante a caminhada".
De acordo com Ana Maria Biana, os médicos afirmaram à irmã da vítima que "mortes assim são muito comuns na região, por conta do calor". "Os médicos disseram que ele teve um mal súbito e o cérebro inchou", explicou. Ainda conforme Ana Maria Biana, Emanuel chegou ao topo da montanha mesmo sentindo-se cansado durante o percurso e na descida da trilha decidiu acompanhar o grupo de meninas, que andava mais devagar. 
"Para a surpresa de suas colegas, ele passou mal, desmaiou e os visitantes do parque, que estavam próximos ao local, chamaram a emergência. Foi quando um helicóptero chegou para resgatá-lo", afirmou a mãe de Emanuel.
Jovem foi resgatado de helicóptero, mas não resistiu
O jovem foi atendido pelos socorristas da aeronave ainda com vida, mas com a "respiração frágil". Emanuel Biana veio a óbito antes de chegar a um hospital. "Ele não me avisou que faria essa subida senão eu não teria permitido, porque é muito arriscado. Antes mesmo de viajar eu disse pra ele não tomar banho em rio que não conhece, nem fazer trilha que não conhece", lamenta a mãe da vítima.
"Ele sempre sonhou com isso, batalhou pela viagem. Ele correu atrás de resolver tudo e a família sempre torceu muito por ele", concluiu Ana Maria Biana.
Segundo familiares, a previsão é de que, após autópsia para identificar as causas da morte, o corpo do estudante chegue ao Brasil até a próxima terça-feira (23). "Estamos esperando receber a confirmação das causas da morte para que o corpo do Rodrigo [como é chamado pela família] possa ser encaminhado pra cá. Ele tinha seguro de saúde que cobre estas despesas", explicou a mãe do rapaz.
A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou que o consulado de Los Angeles, na Califórnia, recebeu a informação sobre o falecimento de um brasileiro no Arizona. O órgão, entretanto, não informou a identidade do rapaz.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/estudante-cearense-do-ciencia-sem-fronteiras-morre-nos-eua-1.1106327

Nenhum comentário:

Postar um comentário