Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Iniciativa estimula doação de perucas

Para elevar a auto estima de mulheres em tratamento contra o câncer de mama, perucas podem ser uma ferramenta poderosa. O adereço disfarça a queda de cabelo, um dos efeitos colaterais de sessões de quimioterapia. É o que pretende mostrar o Projeto Fio a Fio, que articula doações de perucas para pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Lançado na manhã de ontem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a iniciativa é voltada para a capacitação profissional e para a inclusão produtiva. Na primeira etapa, que deve ser concluída até março, é prevista a arrecadação de 20 perucas que beneficiarão mulheres em tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba, mantido pelo ICC.

As doações serão feitas principalmente por empresários articulados pelo Senac, mas também podem vir de qualquer pessoa interessada em contribuir. Os critérios para a seleção de beneficiárias incluem o perfil socioeconômico e a situação psicológica da participante.
O custo médio de uma peruca de fios naturais é de R$ 3.500. "A peruca que eu queria era muito cara, e eu não tenho condições. As mais baratas são de fibra e não parecem de verdade", afirma a dona de casa Vanessa dos Santos, que está em tratamento há mais de um ano.
Prestes a receber o benefício, algumas das mulheres selecionadas já se emocionam. "Acho que é um sonho, é como se eu voltasse a ser eu mesma", diz a cabeleireira Antônia Nilda Lima, que antes de iniciar o tratamento usava os fios castanhos tingidos e cortados na altura do ombro.
Vulnerabilidade
De acordo com a gerente de inclusão e tecnologia social do Senac, Dorinha Madeira, o benefício é de grande valor para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade física e emocional. O efeito causado pelo uso da peruca é, também, simbólico. "O olhar das pessoas, quando a gente está de lenço, é um olhar de dó. O uso da peruca me tornou mais feliz e mais leve", comenta a paciente do ICC Lúcia Bechara.
O projeto deve se expandir. "Esse é um projeto piloto. No próximo ano, vamos iniciar outra etapa, com o curso de peruqueiro e o recebimento de doações de fios", explica Dorinha.
Mais informações
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Telefone: (85) 3270-5400

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/iniciativa-estimula-doacao-de-perucas-1.1086601

Nenhum comentário:

Postar um comentário