Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

X FESTMAR: Teatro de rua movimenta Aracati

Durante o X Festmar, os artistas desfilarão pelas ruas do centro histórico de Aracati num convite ao público em geral para prestigiar o evento
Aracati, no litoral Leste cearense, se transformará na capital mundial do teatro de rua e das artes populares no período de 23 a 26 deste mês. A cidade, que é patrimônio histórico nacional e fica situada a 150 quilômetros de Fortaleza, será palco do X Festival Internacional de Teatro de Rua (Festmar).


Considerado um dos maiores festivais do mundo no gênero teatro de rua, o Festmar reunirá cerca de 300 artistas da América Latina, África e, ainda, de 16 Estados brasileiros. Ao todo, serão 29 espetáculos, que serão apresentados, gratuitamente, nas ruas, praças e em monumentos do patrimônio histórico aracatiense.

Os espetáculos que se apresentarão no X Festmar foram classificados entre mais de 160 grupos de três continentes, que se inscreveram para disputar uma vaga no festival. As três centenas de artistas que invadirão Aracati no período do evento lotarão a rede hoteleira do município e farão quatro dias de muita cultura popular, teatro de rua e agitação, alavancando o turismo no destino, que tem a praia de Canoa Quebrada como principal ícone.

Surgido em 1999, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna, o festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-CE. O projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura de Aracati.

O 10º Festmar tem apoio cultural do Diário do Nordeste e se constitui em mais uma excelente opção de lazer e entretenimento junto ao paradisíaco litoral Leste cearense, ao mesmo tempo em que consolida, em 2014, o seu status de referência internacional para o congraçamento, a troca de experiências, encontro e apresentações de artistas populares de todo o mundo, além de aquecer o turismo no lugar.

A coordenação executiva do evento está a cargo do acadêmico de turismo Teobaldo Silva, enquanto a direção artística é da responsabilidade do dramaturgo Xico Izidório.

Mais informações:
X Festmar Contatos:
(88) 9964-8648 / 9211-2000
Aracupirapc@gmail.com / teobaldo65@gmail.com
http://www.aracupirapc.blogspot.com.br


Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/teatro-de-rua-movimenta-aracati-1.1058973

Nenhum comentário:

Postar um comentário