Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Grandes redes aumentam investimentos no Interior

O aumento da renda do cearense nos últimos anos tem feito com que importantes empresas do varejo voltem seus olhares também para cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O setor supermercadista, por exemplo, vem acompanhando as novas necessidades de consumo da população e está entre os que mais crescem no Ceará. A previsão é que quatro lojas - incluindo redes locais, nacionais e internacionais - sejam inauguradas até o fim deste ano.

O município de Eusébio é a nova aposta dos empresários devido ao desenvolvimento acelerado de diversas áreas, inclusive a econômica. A cidade deverá ganhar três das quatro lojas previstas até dezembro: Super Frangolândia, Super Guará e Atacadão (do Grupo Carrefour). Outra loja confirmada é o Pinheiro Supermercado, na cidade de Aracati. Segundo apurou a reportagem o Diário do Nordeste, a empresa francesa Carrefour também busca construir uma unidade do Atacadão em Sobral. A informação não foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo, "que não fala sobre expansão de negócios".
Atacarejo terá mais espaço
Conforme explica o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Ramalho Neto, grande parte das redes de supermercados está focada na interiorização. Nesse contexto de expansão das empresas, ganham destaque as lojas de atacarejo, uma mistura de atacado com varejo.
"É um formato que tem crescido bastante e já está consolidado em todo o País, pois o foco são os preços mais acessíveis. Por ser um modelo bem atrativo ao consumidor, a tendências é que redes de atacarejo ganhem mais espaço no Ceará", afirma. Embora a maioria dos grandes supermercados esteja concentrada em Fortaleza, Severino Neto destaca que, à medida em que os negócios das empresas dão certo no Interior, crescem os investimentos. Segundo ele, empresas como Mercadinhos São Luiz, Pinheiro Supermercado, Super Frangolândia e Super Lagoa vêm focando na interiorização.
Pinheiro gera 250 vagas
O Shopping Pinheiro, em Aracati, deverá gerar 250 empregos diretos. O empreendimento terá duas lojas âncoras - sendo uma o Supermercado Pinheiro e a outra a ser definida - além de suas salas de cinema, praça de alimentação, farmácia, parque infantil e outros equipamentos.
Para o proprietário da rede, Honório Pinheiro, o setor supermercadista vive um bom momento no Ceará e na região Nordeste como um todo. "Nossa economia é impactada pelo comércio de bens e serviços. Na última década, o comércio cearense tem crescido, em média, 11% ao ano, bem acima do índice nacional. Vale lembrar que o Estado é a quarta economia do Brasil em termos de investimento público, isso sem falar no aumento na rendas das famílias e do pleno emprego", destaca.
Investir para competir
Mesmo com a instalação de empresas nacionais e internacionais no Interior e o aumento da concorrência, Honório diz que há espaço e público para cada supermercado. "As redes internacionais, por exemplo, começaram migrando para cidades a partir de 200 mil habitante. Atualmente, já estão em municípios com população menor. Para que as empresas locais cresçam mais, devemos continuar capacitando os funcionários e expandir os negócios", fala, adiantando que está prospectando novas cidades para ampliar a rede.
Walmart
De acordo com a assessoria de imprensa do Walmart, a empresa não tem previsão de investimentos em novas lojas para o Ceará nesta ano. Atualmente, o Walmart possui 11 operações no Estado, sendo cinco Hiper Bompreço, dois Bompreço, três Maxxi Atacado e um Sam's Club. As lojas estão localizadas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maracanaú.
Nos últimos seis anos, a rede investiu R$ 270 milhões na abertura de nove novas lojas no Estado (três Maxxi, três Hiper Bompreço, dois Bompreço e um Sam's Club). As unidades inauguradas foram responsáveis pela geração de 1.190 empregos diretos. Ao todo, a empresa conta com 1.590 empregados.


São Luiz terá mais duas lojas na Capital

Os Mercadinhos São Luiz inaugurarão mais duas lojas em Fortaleza no segundo semestre deste ano, uma no Shopping RioMar e outra na Avenida Santos Dumont. A empresa está contratando colaboradores, com ensino médio completo, para atuar nas duas novas unidades e também no supermercado da Avenida Virgílio Távora.
As vagas são para as funções de operador de caixa, repositor, auxiliar de depósito, empacotador, atendente e prevenção de perdas (segurança). Os cargos possuem escala de trabalho de 12h por 36h. Os interessados deverão entregar currículo em qualquer São Luiz ou enviá-lo pelo e-mail vagassl@mercadinhossaoluiz.Com.Br.
A primeira das novas lojas a ser inaugurada será a do Shopping RioMar, com data marcada para o dia 29 de outubro, mesmo dia da inauguração do centro de compras. Para essa loja, os Mercadinhos São Luiz estão investindo numa grande variedade de produtos, mais qualificados e com maior valor agregado. A unidade contará com aproximadamente 1.000 metros quadrados e 120 funcionários.
Em novembro, o grupo inaugurará também uma loja na Avenida Santos Dumont. Será uma loja dentro dos conceitos de serviço e variedade, com espaço para padaria e comida pronta. O empreendimento terá em cerca de 1.200 metros quadrados e contará com 140 funcionários.
Reformas
Além dessas, as unidades localizadas no Shopping Benfica e nas avenidas Virgílio Távora e Barão de Studart serão reformadas. A primeira a ser entregue será a loja do Benfica, que terá 1.000 metros quadrados de área total. Segundo o presidente dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto, "a expectativa é que a reforma seja finalizada nos próximos dias". No fim de julho, a primeira etapa do São Luiz da Virgílio Távora ficará pronta. "Até o fim do ano será finalizada a segunda etapa da reforma", conta. A loja da Barão de Studart, que também fechou para reforma em março, reabrirá no fim de agosto com 700 metros quadrados de área.


Raone Saraiva
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/grandes-redes-aumentam-investimentos-no-interior-1.1062232

Nenhum comentário:

Postar um comentário