Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PF terá novo sistema de identificação

Brasília. Novo sistema de informações integradas permitirá à Polícia Federal (PF) identificar criminosos estrangeiros, procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), sempre que eles comprarem passagens aéreas ou embarcarem em um voo com destino ao Brasil.
O software que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou ontem à imprensa permite que policiais federais chequem se os nomes de turistas estrangeiros constam do banco de dados da Interpol, antes mesmo que eles deixem os países onde as passagens foram reservadas ou compradas.

As informações a respeito da vinda ao Brasil serão fornecidas por companhias aéreas estrangeiras que voam para o Brasil e pelas empresas brasileiras que têm voos internacionais.
Sempre que um foragido procurado pela Interpol for identificado, agentes do Centro de Cooperação Policial Internacional alertarão as autoridades do aeroporto brasileiro de desembarque do estrangeiro. Isso, no caso de o passageiro já não ter sido abordado pelas autoridades locais, no momento do embarque.
Semelhante aos sistemas adotados em outros países, o software já vinha sendo usado experimentalmente há alguns meses e, segundo o ministro, já possibilitou que criminosos procurados, internacionalmente, fossem detidos tentando entrar no país.
"Esse sistema de cruzamento de dados possibilita estarmos em pé de igualdade com os países mais desenvolvidos, em termos de segurança, e tem se mostrado exitoso", disse Cardozo.
Ele destacou a integração dos esforços policiais internacionais e, particularmente, do Centro de Cooperação Policial Internacional. Sediado em Brasília, o centro tem policiais de 37 países e representantes de três agências internacionais, como a Interpol.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/pf-tera-novo-sistema-de-identificacao-1.1046348

Nenhum comentário:

Postar um comentário