Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Organização do FESTMAR divulga lista dos Grupos.

ORGANIZAÇÃO DO FESTMAR DIVULGA LISTA DOS GRUPOS/CIAS TEATRAIS SELECIONADOS

Depois de avaliar mais de 160 trabalhos inscritos para o X FESTMAR, A Coordenação do Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati – CE – FESTMAR, vem através deste, tornar público a relação dos Grupos/CIAs selecionados que irão participar deste grande evento cultural que acontecerá em Aracati – CE.


O X FESTMAR é uma organização do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB e tem como patrocinador oficial o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura – SECULT-CE e conta com o apoio do Governo Municipal de Aracati por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

O X FESTMAR acontecerá em Aracati, de 23 a 27 de julho de 2014.
Selecionados:

COMPANHIA DE THEATRO ELEMENTOS – SALVADOR – BAHIA

ESPETÁCULO: KARIOT

O espetáculo permitirá uma reflexão aprofundada sobre os aspectos humanos, levando ao público definir suas próprias linhas de pensamento, voltado para a discussão, debate e teses sobre a personagem de Judas e o desfecho ocorrido se ele mudasse os planos ditos divinos.

CIA EXPRESSÃO DE ARENA – GAMA – DF

ESPETÁCULO: CAIXOLHAÇO

A história de dois palhaços saltimbancos, que levam para crianças, jovens e adultos, a importância da preservação do meio ambiente, brincando e estimulando a alegria de todos para a conscientização de um mundo melhor e protegido. Mas, pelas irreverências e muitas piadas, esses palhaços brincam com situações, que por vezes saem da “seriedade” de qualquer um, envolvendo-os num toque de humor e muita brincadeira.

CIA LATIN DUO – ROSÁRIO – ARGENTINA

ESPETÁCULO: SE DESCONCIERTA EL CONCIERTO

Fusionando costumbres Argentinas y Peruanas se sucede un espetáculo de humor, malabares, acrobacias, equilibrios y música en vivo. Con su principal condimento…la complicidad con el público. Nora, payasa y música alocada nacida en una burbuja, va poniendo en aprietos a el Cholo, malabarista educado con aire supremo y reglamentario.

La música y el equilibrio parecen ser protagonistas de sus costumbres mas innatas. Latin Duo los espera para disfrutar y compartir con alegría.

CIA TEATRAL OOPS – GOIÂNIA – GO

ESPETÁCULO: DESAMOR

Desamor narra a história do jovem Cândido, que se apaixona a primeira vista pela exuberante Anita, que nutre sentimento recíproco por seu amado. Porém o amor não deixa sobreviventes, e Anita vê-se impelida a abandoná-lo, em busca de conhecer a si mesma e ao mundo, e Cândido nada faz para impedir a partida de sua amada.

CIA. OS PALHAÇOS DE RUA – LONDRINA – PR

ESPETÁCULO: NÚMEROS

O espetáculo “Números” é um espetáculo que dialoga e investiga duas linguagens populares. O Circo e o Teatro. Tendo como principal objetivo levar o riso a quem quer que seja e onde quer que esteja através de vários números e/ou cenas que se iniciam e finalizam na busca de um show perfeito, porém atrapalhado. Procurando transformar através do riso e da alegria.

TIRANA CIA DE TEATRO – BELO HORIZONTE – MG

ESPETÁCULO: O CABOCLO ZÉ VIGIA

Na rudeza do sertão, dois caboclos de sangue quente disputam o amor de Salomé, a mais linda das caboclas do nordeste. Zé do Cangaço, ajudado por Satanás tentador, faz de tudo para roubar o coração dessa donzela, enquanto Zé Vigia, doido de ciúmes, imagina o que não vê e lê até o que não abe ler! Nesse quiproquó de um sertão bem mineiro um anjo arretado promete não facilitar, mas é somente Chico Doido quem terá de tomar uma grande decisão.

TEATRO IMAGINÁRIO MARACANGALHA – CAMPO GRANDE – MS

ESPETÁCULO: TEKOHA – RITUAL DE VIDA E MORTE DO DEUS PEQUENO

Em “Tekoha-Ritual de vida e morte do Deus Pequeno”, o Teatro Imaginário Maracangalha narra a trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço do pertencimento da cultura guarani.

GRUPO DE TEATRO A TUA LONA – ARACAJU – SE

ESPETÁCULO: MENINA MIÚDA

Menina Miúda é um texto que traz as desventuras amorosas de Zé para conquistar sua amada Constância. A “Menina Miúda” todos os dias o espera com café quente e torradas, mas ele sempre retorna à sua casa sem o convite para que entre. Da sua janela, Constância confunde o amado e pede provas do seu amor. A partir de então o espectador é guiado pelos corredores do divertido labirinto que é a conquista amorosa.

GRUPO NÓS MIMO – GRAMADO – RS

ESPETÁCULO: FRITZ

O espetáculo teatral de mímica “FRITZ”, é baseado na apresentação de cenas clássicas e de quadros de humor sutil e refinado, utilizando-se de objetos e perspectivas cotidianas, para ilustrar as necessidades que temos de auxiliar em cada gesto o próximo e ser ajudado em nosso dia a dia.

YEPOCÁ – CIA DE TEATRO – BELO HORIZONTE – MG

ESPETÁCULO: SEM FONIA MUSICAL

Imagine a confusão que um Palhaço apronta !!!

Imagine a confusão que paspalhos, que se acham músicos, podem aprontar … Imagine, ainda por cima, esses três palhaços tentando tocar juntos! O que acontece então?

Muita confusão e diversão até eles executarem uma notinha musical que seja! Quando conseguem, tocam uma música e mais outra e outra e outra.

GRUPO TEATRAL ASLUCIANAS – RIO DE JANEIRO – RJ

ESPETÁCULO: O QUE É QUE ESSE BAIANO TEM?

Um pouco da história do baiano Dorival Caymmi, sua importância e contribuição para música brasileira. A peça possui 50 minutos de duração e é homenagem ao artista que completaria 100 anos em 2014. A vida dos pescadores, a linda Bahia, personagens de romances ou personalidades fazem parte do universo desse baiano que transformou sua terra em poesia.

TEATRAL GÊNESIS – ARACATI – CE

ESPETÁCULO: JULEU & ROMIETA

Juleu & Romieta é uma adaptação de uma obra prima de Shakespeare (Romeu e Julieta). A história mistura a época com os tempos de hoje trazendo um tema que tem sido a derrota de muitas pessoas; As DROGAS, apresentaremos de forma seria mas sem deixar o humor de lado. Tentaremos mostrar através desse espetáculo o poder devastador que as drogas têm.

CIA DE TEATRO AOS TRANCOS E BARRANCOS – GUAIÚBA – CE

ESPETÁCULO: SOLIDARIUM

SOLIDÁRIUM Vamos rever nossos conceitos sobre solidariedade, que não é, praticá-la com modéstia, sem exigirmo-nos grandes feitos, mas no nosso dia a dia, nas pequenas coisas. Ser solidário não é absorver o sofrimento do outro para si próprio ou sofrer junto, mas sim entender, apoiar, esclarecer, ajudar. os escombros nasce um novo ser, uma nova comunidade, um novo povo, revigorado, fortalecido, autoconfiante, cheio de brios e energias renovadas para recomeçar e crescer cada vez melhor.

MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ DE ARACATIAÇU – SOBRAL – CE

ESPETÁCULO: APRESENTAÇÃO DE MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ

A apresentação consiste no desfile do maracatu em cortejo, organizado por alas: porta estandarte; índias; calungueira, negras; Africanos; balaieiro, baianas; pretos velhos; batuque, tiradores de loas; corte. As loas cantadas no cortejo falam da história dos afro brasileiros e da cultura local e tem sobrevivência mítico-religiosa, de origem afro-brasileira, descende das congadas africanas.

CIA DE ARTES AUREA DANTA – CUITÉ – PB

ESPETÁCULO: MATEUS CIADO DE DOIS SINHÔ

O espetáculo conta a história de Mateus, um criado do interior de Pernambuco que chega em terras paraibanas com seu patrão, o sinhô Henrique Marinho, que na verdade trata-se de Helena Marinho, sua irmã, disfarçada de homem que vai até Cuité procurar seu Amado, Horácio Bezerra. Mateus acaba trabalhando ao mesmo tempo para Helena e Horácio, sem que estes saibam da presença um do outro, causando uma grande confusão nesta história cheia de aventuras, amor e muita comédia.

CIRCO ALÉM DA LONA – CAMPINAS – SP

ESPETÁCULO: ALÔ GARI

“Alô, Gari” é um espetáculo que cativa através de sua linguagem popular e pela forma como é apresentado. É uma homenagem a esse profissional tão presente em nosso dia-a-dia. É a forma que o Circo Além da Lona encontrou para homenagear essa função tão indispensável para o bem estar de todo cidadão, seja ele das grandes ou pequenas cidades.

CIA ARTE E RISO – UMARIZAL – RN

ESPETÁCULO: O MANIACO DO PRATO

“O MANÍACO DO PRATO” levanta questões urgentes e importantes: drogas, marginalização, violência, oportunidade e consciência. Um personagem usa droga, rouba, sofre consequências e acaba pensando sobre isso, outro não usa droga, rouba, sofre consequências e também pensa; um terceiro não usa, não rouba, sofre mesmo assim consequências e reflete. O problema está na droga? Na educação? No sistema? Na polícia? Na sociedade? Na família? Na política?

CIA TEATRAL ARTE VIVA – SANTA CRUZ – RN

ESPETÁCULO: CIRCO TEATRO ARTE VIVA

Sob a grande lona azul do céu, chega a sua cidade o Circo Teatro Arte Viva: palhaços, atores, música e muita alegria.

CIRCO KALAVAZA – SANTA FÉ – ARGENTINA

ESPETÁCULO: EXPERIENCIA KLVZ

Um palhaço chega com sua mala e uma pequena plataforma, a maquiagem e se vestir na frente de espectadores, brincando com eles. Quando estiver preparado começa a aquecer com a plateia, batendo palmas ao ritmo malabarismo. Depois de uma grande apresentação chegando malabarismo mais, desta vez com grandes aros. Equilíbrios “rola bola”, slapticks e humor. Sempre ligado pela improvisação.

GRUPO ARRUAÇA DE TEATRO – MOSSORÓ – RN

ESPETÁCULO: BRINCANDO NOS CAMPOS DE LUIZ

Nos Campos de Luiz é resultado de um trabalho de pesquisa que o Arruaça vem desenvolvendo em torno da obra de Luiz Campos. Dentro da vasta obra do poeta, o grupo escolheu cinco poemas que conta desde a infância de menino pobre, a causos de casamentos e amores malsucedidos, aventuras vividas em mesas de bar e cabaré. Embalado pelas músicas de Bartô Galeno o espetáculo, narra entre outras, a estória de um boêmio que ao entrar num bordel encontra aquela que seria mais uma conquista amorosa.

GRUPO TEATRAL ARIANO SUASSUNA – IGARASSU – PE

ESPETÁCULO: CHICO COBRA E LAZARINO

Nesse espetáculo, com um toque cômico, Racine consegue expressar e evidenciar o povo sertanejo em sua universalidade, sua coragem, ironia, seus medos, sua religiosidade e sobre tudo sua cultura popular através da literatura de cordel. A história se passa em uma encruzilhada, caminho para a cidade de Coité, onde está Chico Cobra, o homem mais brabo do sertão, que se prepara para invadir a cidade e acabar com todos os moradores. Porém, é surpreendido pela aparição de Lazarino, um vendedor de bodes que está indo à feira da tal cidade para vender sua mercadoria

GRUPO TERUÁ – FORTALEZA – CE

ESPETÁCULO: O BEIJO DE CATIRINA

O espetáculo inicia com um cortejo de música e dança onde os caretas trazem a brincadeira para o terreiro. Eles contam a história do romance entre Catirina, a filha de um rico fazendeiro, e Mateus, um empregado da casa. Por ocasião de uma viajem o velho coronel deixa seus mais importantes tesouros – seu boi, sua filha e sua casa – sob a guarda de Mateus, que aproveita-se de sua ausência para tentar conquistar a “bela” Catirina.

GRUPO CULTURAL DA UNIVERSIDADE SÃO TOMAS DE MOÇAMBIQUE – AFRICA

ESPETÁCULO: A MORTE

A Morte Como encarar a morte, o que fazer quando ela chegar, em a morte me deparo com a morte e vejo nela tudo que perde e acabo descobrindo que é talvez sinal de prisão ao mundo dos fenômenos o terror e a dor ante a chegada da morte ou a serena mas entristecida resignação com que a fizeram os gregos uma doce irmã do sono; para o espírito liberto ela deve ser, como o som e a cor, falsa, exterior e passageira.

CIA TEATRAL CRIANDO ARTE – VARJOTA – CE

ESPETÁCULO: A MENINA E O ESPANTALHO

O texto traz a história de Babi – a menina – e Sapeca – o espantalho –, que ganha vida ao longo da história, e passa a ser o protetor da plantação de João – pai de Babi, que estava sendo atacada por pássaros e insetos. Com muita inveja, Raimundo Falcão – vizinho de João – rouba Sapeca para trabalhar em seu roçado por saber que ele estava espantando os pássaros no roçado de João. Sapeca, inteligente, monta um plano e consegue inverter os planos do vilão, escapa e torna-se famoso na região pelo roçado de João.

CETA – CENTRO EXPERIMENTAL DE TEATRO E ARTES – NOVA IGUAÇU – RJ

ESPETÁCULO: O AMOR DE D. PERLIMPLIM COM BELISA EM SEU JARDIM

O espetáculo “O Amor de Perlimplim com Belisa em seu Jardim” é um exemplo emblemático da dramaturgia lorquiana, sendo considerada uma pequena obra prima. O mote central da nossa história é a filosofia existencial medieval conhecida como “Amor Cortês” contada por um trovador Goliardo (clérigo excomungado e errante), reconhecidos contemporaneamente como os Beatniks da época. A nossa história é de um amor impossível que oscila entre a paixão e a morte, onde D. Perlimplim, um homem inocente envolto pela tristeza da velhice, descobre tardiamente o amor e a paixão na figura da jovem Belisa

PALHAÇO BISGOIO – RIBEIRÃO PRETO – SP

ESPETÁCULO: SANANAB

Integrante do Grupo Zibaldoni desde o ano de 2007, estruturou sua base de trabalho na linguagem do cômico e tem como veículo de comunicação a arte do palhaço. Iniciou seus trabalhos na rua, mas sem deixar o palco de lado criando espetáculos com características que se apropriam de qualquer espaço físico e onde a energia cênica e a relação com o público são os principais focos de comunicação. Deste projeto nasceu o Encontro Palhaços em Todo Lugar que é realizado anualmente em parceria com o SESC Ribeirão Preto.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL NDJANGO – MOÇAMBIQUE – AFRICA

ESPETÁCULO: O PREÇO DA PAZ

O Preço da Paz – uma obra de teatro em forma de dança, que retrata o percurso para a conquista da Paz em Moçambique. Servindo se danças tradicionais e guerreiras e a poesia, o elenco, traz a história de Moçambique desde a conquista da independência, conflitos internos e a guerra civil (entre comunistas e democratas).

CIA DE TEATRO THEARTISTAS – MONTANHA – ES

ESPETÁCULO: NEM TUDO QUE PARECE EH

Uma comédia que conta a história de uma menina que, de tão feia, não conseguia se casar. Seu pai contava para os quatro cantos que ele era um cangaceiro, um cabra macho de verdade e que não tinha medo de nada e era mais temido que o Lampião, seu primo. A trama acontece a partir do encontro das personagens, pois a todo custo o Lamparina quer que o Zé se case com a sua filha, mas o coitado prefere morrer a casar-se com aquele tribufu, e a Matilde não deseja que o irmão case, mas também não quer que ele morra.

REALIZAÇÃO: Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB

PATROCÍNIO: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura – SECULT

APOIO: Governo Municipal de Aracati, através da Secretaria de Turismo e Cultura
http://www.aracati.ce.gov.br/organizacao-do-festmar-divulga-lista-dos-grupos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário