Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

IBGE disponibiliza mosaico de imagens de satélite do Ceará

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, nesta quinta-feira (26), em seu portal na internet, um mosaico de imagens de satélite do Ceará.
Segundo o IBGE, as imagens captadas por satélite apresentam deformações, principalmente, de geometria, causadas por diferentes fatores como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo, a curvatura e a rotação da Terra. 
Por este motivo, as cenas individuais do Estado, captadas por satélite, foram corrigidas (ortorretificadas) pelo instituto. 

Com isso, as coordenadas retiradas diretamente da imagem corrigida devem espelhar a realidade do território, o que facilita o trabalho de produção de cartas topográficas da região, entre outros benefícios.
Ainda segundo o IBGE, o acervo de imagens cobre 88% do Ceará. Devido à presença significativa de nuvens, característica da região, não foi possível captar 100% das imagens do território estadual.
Para completar o trabalho, o IBGE informou que vai utilizar um novo sensor que deve captar a área restante (12%).
O acervo de imagens pode ser acessado pela internet e disponibiliza as cenas individualmente e mosaicadas.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/ibge-disponibiliza-mosaico-de-imagens-de-satelite-do-ceara-1.1046016

Nenhum comentário:

Postar um comentário