Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Canoa Quebrada ainda sem data para mudar barracas

A Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente do município de Aracati, juntamente com os proprietários de barracas localizadas na Praia de Canoa Quebrada, ainda estão em processo de preparação para a realocação das 18 barracas da orla, determinado pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O prazo de seis meses foi determinado pela Justiça há quase um mês, mas a transferência ainda não tem data para acontecer.


A decisão foi tomada no dia 2 de abril, onde foi determinado também que as estruturas que atualmente estão junto às falésias em processo de erosão devem ser instaladas em um local escolhido pelo município num prazo de 30 dias. Empresários locais recorreram da decisão, questionando ser um prazo muito curto para a realocação das barracas.

De acordo com o presidente da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Luís Nogueira, a área já foi escolhida, mas os barraqueiros dependem da instalação da infraestrutura para que haja a mudança. "Houve uma reunião sábado com os donos de barracas e o prefeito, foi falado justamente da área, que ela já foi escolhida, mas tudo depende das infraestruturas serem feitas. Com o prazo dado pela Justiça, acredito que não vai dar tempo", lamentou o empresário.

Nogueira afirma também que, logo após a decisão, os donos de barraca recorreram do prazo e que, até o momento, a Justiça ainda não julgou o pedido. "Nós questionamos apenas que o prazo é muito curto e estamos aguardando a resposta da Justiça, espero que tenhamos alguma resposta talvez nesta semana", afirmou.

De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente de Aracati, Thiago Sales, a questão do terreno para realocação das barracas está sendo resolvida até que seja instalado o Polo Gastronômico, proposta discutida em 2012 junto com o Ministério do Turismo para onde seriam levadas todas as barracas da praia de Canoa Quebrada.

"Como esse projeto anda não saiu, isso é uma demanda mais demorada, a gente está em acordo com a associação de barraqueiros para estar fazendo o deslocamento das barracas, antes de chegar o pólo gastronômico", conta. Sales explicou que esse polo, oriundo do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, foi a alternativa encontrada para regularizar a questão dos barraqueiros que estão junto às falésias e que está em discussão desde 2012.

Porém, segundo o secretário, o processo caminha a passos lentos, devido à burocracia. Sobre a retirada das barracas em cumprimento à determinação judicial, Sales informou que serão transferidas em breve. "Esperamos, nos próximos meses, que essa transferência já comece, vamos entrar com toda força tarefa de caminhões e tratores para dar suporte ao pessoal, porque só eles não têm condições de fazer isso e nós estamos acompanhando de perto essa situação", disse.

O terreno escolhido para realocação das barracas está localizado em uma área permitida pela Semace e pela União. Interessados em mais detalhes podem manter contados com a Secretaria de Meio Ambiente, no (88) 3446.2418.

Ellen Freitas

Colaboradora

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/canoa-quebrada-ainda-sem-data-para-mudar-barracas-1.1003811

Nenhum comentário:

Postar um comentário