Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Setur quer Ceará nas rotas internacionais

           
Durante todo o dia de ontem, o secretariado e diretores de órgãos vinculados do Estado do Ceará estiveram reunidos no Palácio da Abolição - sede do governo -, para a primeira avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) de 2014. Na oportunidade, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, destacou que este ano deve ser de inserção do Ceará no mercado internacional.

“Nós não somos um destino internacional, como, de fato, ainda não o são os outros estados do Nordeste. Nós recebemos turistas internacionais, o que é diferente”, evidenciou o secretário. Segundo ele, após investimentos largos em infraestrutura, preparação dos destinos, e melhoria de novos produtos - não só em Fortaleza -, “nós temos condições de trabalhar forte este ano, preparando 2015 para uma inserção consolidada e sustentável no mercado internacional”, pondera.
Bismarck citou, dentre as ações que viabilizam o turismo internacional, o envio da lei de incentivo fiscal à navegação aérea para a Assembleia Legislativa - já aprovada por aquela Casa. O projeto trata da questão de voos internacionais, e os resultados já estão aparecendo, ressalta Maia. “Voos para a Argentina já estão sendo comercializados, voos para os Estados Unidos - que era uma grande ansiedade da população cearense em ter esse voo direto e não mais se submeter à humilhação de ter que descer no aeroporto de São Paulo, para depois subir para lá. Esse ano, com uma série de ações comerciais, e uma larga publicidade e promoção no mercado internacional, o Ceará, definitivamente, entrará de forma sustentável no mercado internacional”, enfatizou o secretário.
AEROPORTO DE ARACATI
Com relação ao início das operações do Aeroporto Regional de Aracati, com grandes aeronaves, o secretário informa que a homologação do terminal deverá sair nos próximos dias, “superando alguns entraves burocráticos, com a mudança, inclusive, de lei, sobre regulamentação e homologação de aeroportos, que a Anac provocou nos últimos anos, e foi paralela à construção daquele empreendimento”. O aeroporto de Aracati está pronto, com uma área de 1,8 mil metros, sendo um aeroporto nacional. “Efetivamente, após a homologação, estaremos recebendo voos charters (fretados), do mercado nacional, para que tenhamos, nesse momento, aquela região consolidada”, pontuou.
Contudo, com o atraso da homologação, Bismarck confirma, sem precisar números, prejuízos por conta do aeroporto ficar todo esse tempo sem receber voos. “Gostaríamos que houvesse a homologação já anteriormente, mas é importante agora que estejamos já na reta final dessa homologação. Lógico que, se tivéssemos o turismo daquela região recebendo aviões, há um ano, teríamos o lucro, que é o objeto do investimento que fizemos na infraestrutura, como lucro social, econômico e de desenvolvimento para toda aquela região”, enfatizou Bismarck.
O titular da pasta destacou, ainda, que a grande dificuldade, até mesmo no cenário nacional, é de maior infraestrutura - como portos, aeroportos, hidrovias. “Estamos fazendo, mas aqui, no Ceará, já se partiu na frente”, afirmou. Quanto às operações da aviação executiva no terminal de Aracati, o secretário informou que a Tam deverá instalar-se neste primeiro semestre. “A obra do hangar de Aracati está terminando, e é um grande desenvolvimento para o aeroporto e para a região. É inigualável, e não se pode imaginar quanto será o impacto cultural, social e econômico, com a vinda de uma empresa ali, instalando-se com todos os seus técnicos de alta capacidade”, finaliza o secretário Bismarck Maia.
Secretário classifica campanha contra turistas de “criminosa”
O secretário Bismarck Maia criticou a campanha, veiculada nas redes sociais e em outdoors, desencorajando a vinda de turistas ao Ceará por conta da violência, chamando-a de “criminosa”. “Não posso aceitar, em hipótese alguma, como gestor do Turismo, responsável pela pasta, juntamente com os empresários que estão conscientes disto. Uma campanha como esta é contra o Ceará, e é assassina contra o emprego, o desenvolvimento social, e contra o setor que mais se desenvolve hoje, no Estado, e que é a nossa grande vocação econômica”, refutou.
Maia mencionou, ainda, que o problema da violência no País aflige qualquer governante, seja do Executivo, Legislativo ou Judiciário. “Todos estamos preocupados com essa chaga que atinge todo o Brasil, regiões metropolitanas e também regiões características em outros países iguais às do Brasil, com as diferenças sociais”. No entanto, Maia assevera ser inaceitável o setor que mais está gerando emprego no Ceará - e fazendo com que Fortaleza seja a capital que mais gera empregos, entre empregos e desempregos, e é a que está em posição de vanguarda, nesses últimos cinco anos – receba uma campanha de cearenses, “o que não acredito ser, mas de maus cearenses”, observou.
O titular da Setur-CE  lembrou, ainda, que o turismo é de suma importância para o desenvolvimento da economia cearense, tendo em vista que impacta em diversos setores, promovendo a circulação de dinheiro no Estado. “O turismo tem trazido resultados econômicos fortes. Vejam que em Fortaleza, hoje, o turismo abrange todos os setores da economia, independente do nível social ou intelectual. A capilaridade econômica do turismo é muito forte, e impacta desde a construção civil até o mais simples comerciante, e é isso que traz bons resultados para a Capital”, asseverou Bismarck Maia.

Copilado do O Estadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário