Os meses de junho, julho e
agosto foram de queda nas vendas para 46,7% das empresas de turismo no Brasil.
A redução foi em torno de 30%, de acordo com estudo realizado pelo Instituto de
Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) encomendado pelo
Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).
Aumento das passagens
aéreas também contribuiu na queda das vendas FOTO: Viviane
Pinheiro/Arquivo/28.12.2012
Um dos principais motivos,
apontados pela pesquisa, para o prejuízo foi a desvalorização do real diante do
dólar, responsável por 45,7% da queda nas vendas. O aumento das passagens
aéreas (10%) e os preços altos das viagens em geral (8,2%) também contribuiram.
Em relação as viagens
nacionais, as compras antecipadas com descontos promocionais expressaram um
pequeno aumento na movimentação, porém, retraído pelo alto preço durante as
férias escolares. “Uma parcela considerável de entrevistados indicou que os
preços muito altos praticados próximo ao mês de julho desestimularam um aumento
ainda maior nas viagens domésticas”, revelou o diretor do Ipeturis, Marciano
Freire.
Além da instabilidade da
moeda brasileira, a indefinição da situação política foi outro fator de
influência para os números baixos, afirma o presidente do Sindetur-SP, Eduardo
Nascimento. “A desvalorização do real
pode ter afetado, mas a exemplo de outras épocas não foi tão importante. A
previsão de PIB reduzido também causou insegurança para a realização de
viagens”.
Copilado do Diário do
Nordeste
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