Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alta do dólar gera queda de vendas em 46% das empresas de turismo no Brasil

Os meses de junho, julho e agosto foram de queda nas vendas para 46,7% das empresas de turismo no Brasil. A redução foi em torno de 30%, de acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) encomendado pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

Aumento das passagens aéreas também contribuiu na queda das vendas FOTO: Viviane Pinheiro/Arquivo/28.12.2012

Um dos principais motivos, apontados pela pesquisa, para o prejuízo foi a desvalorização do real diante do dólar, responsável por 45,7% da queda nas vendas. O aumento das passagens aéreas (10%) e os preços altos das viagens em geral (8,2%) também contribuiram.


Em relação as viagens nacionais, as compras antecipadas com descontos promocionais expressaram um pequeno aumento na movimentação, porém, retraído pelo alto preço durante as férias escolares. “Uma parcela considerável de entrevistados indicou que os preços muito altos praticados próximo ao mês de julho desestimularam um aumento ainda maior nas viagens domésticas”, revelou o diretor do Ipeturis, Marciano Freire.

Além da instabilidade da moeda brasileira, a indefinição da situação política foi outro fator de influência para os números baixos, afirma o presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento.  “A desvalorização do real pode ter afetado, mas a exemplo de outras épocas não foi tão importante. A previsão de PIB reduzido também causou insegurança para a realização de viagens”.

Copilado do Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário