Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

QUIXABA: Regata destaca a cultura e movimenta o turismo

A competição deverá reúne cerca de 70 embarcações, entre jangadas e paquetes, na bela praia aracatiense

Praia do município de Aracati muito apreciada por suas belezas naturais e pela fartura de camarão, além de promover o espetáculo da Paixão de Cristo todos os anos, Quixaba tem a pesca artesanal como a principal fonte de renda das famílias locais. O destino reforça sua vocação pesqueira e turística com a realização da I Regata de Jangadas e Paquetes. A competição será realizada no próximo domingo, 29, a partir das 10 horas. A estimativa de público é em torno de dez mil pessoas.


A competição náutica na praia de Quixaba deverá reunir 70 embarcações, numa forma de resgatar a cultura pesqueira e todo o seu legado FOTO: ELLEN FREITAS

A programação festiva na praia do município de Aracati, localizada a 15 quilômetros da sede, tem início no sábado, 28, com uma série de apresentações artísticas e musicais gratuitas para a comunidade e visitantes, na Praça Nossa Senhora Aparecida, a partir das 18 horas. Dentre as atrações confirmadas estão grupos de dança de coco, caninha verde, capoeira, caratê e Bumba-meu-boi, bem como bandas locais.

A movimentação em Quixaba no domingo começa por volta das 10 horas, com a primeira largada da regata, envolvendo as jangadas. Posteriormente, ocorrerão as largadas das categorias paquete e paquete pequeno. Os quatro primeiros colocados de cada categoria da competição náutica serão agraciados com prêmios em dinheiro e troféus alusivos à conquista. O evento é uma é uma realização da comunidade de Praia de Quixaba e contará com o apoio do governo municipal de Aracati e da TV Diário.

Organizador do evento, Odilon Falcão, relata que a pesca vem passando por várias transformações ao longo dos anos por conta do desenvolvimento tecnológico, aumento populacional e por mudanças ambientais. "Naturalmente, o conhecimento tradicional vem perdendo espaço por causa dessas transformações. Daí, a ideia de promover o resgate dos elementos da cultura do lugar e dos conhecimentos envolvidos nas atividades artesanais de pesca com a realização da I Regata de Jangadas e Paquetes da praia de Quixaba", conta.

Falcão acredita que a competição atrairá um grande número de turistas para a praia, movimentando os setores de comércio e serviços em Quixaba, que conta com uma população de, aproximadamente, 3.600 pessoas. Segundo o organizador, a pesca artesanal é a principal fonte de renda no lugar, enquanto o turismo vem ganhando espaços, alavancado pelas belezas naturais de Quixaba. Ali, falésias e coqueiros sobre a extensa praia de areia branca pontilhada de embarcações encantam os olhos de quem chega. Há quem garanta que o destino é um paraíso para os viajantes que buscam sossego e romance.

Mais informações

I Regata de Jangadas e Paquetes da praia de Quixaba

Programação: Dias 28 e 29/9

Contatos: (88) 9669.2418 /(85) 9905.5040

Compilado do Diário do Nordeste Online 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1321682

Nenhum comentário:

Postar um comentário