Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brasil facilita concessão de vistos para cidadãos sírios

Cidadãos sírios que buscam refúgio no Brasil terão seu ingresso facilitado no país. Resolução publicada hoje no "Diário Oficial da União'' flexibiliza os pré-requisitos exigidos para a concessão de vistos a "indivíduos afetados pelo conflito armado na República Árabe Síria".

A decisão é assinada por Paulo Abrão, presidente do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Hoje, um cidadão sírio que deseja solicitar o documento em postos do Brasil no exterior precisa comprovar, por exemplo, ter emprego fixo em seu país e condições financeiras para permanecer em território nacional - critérios cobrados de cidadãos estrangeiros em geral.


A resolução do comitê reconhece a "crise humanitária de grandes proporções" provocada pelo conflito no país - iniciada em 2011- e que os cidadãos da Síria têm enfrentado dificuldade em chegar ao Brasil "por conta da impossibilidade de cumprir os requisitos regularmente exigidos para a concessão de visto".

Com a nova regra, o solicitante poderá alegar, ao pedir o visto, interesse em solicitar refúgio no Brasil - oficialmente, isso não é levado em consideração pelos postos brasileiros na concessão do documento.

De acordo com o Itamaraty, 1.500 vistos de todos os tipos - sobretudo de turista - foram concedidos a cidadãos sírios desde o início do conflito. O Conare concedeu ainda status de refugiado a 261 cidadãos do país. Hoje, a grande maioria dos pedidos se concentra no consulado-geral do Brasil em Beirute. A resolução tem validade de dois anos e pode ser prorrogada.

Fonte: Folhapress


Nenhum comentário:

Postar um comentário