Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso, aponta estudo

No Brasil, 51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso. Em 2006, esse índice era de 43%. Os dados são da pesquisa Vigitel 2012, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira, o excesso de peso atinge 54% dos homens e 48% das mulheres. O estudo mostra ainda, que além dos fatores genéticos, a baixa escolaridade influencia no sobrepeso. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os dados servem de alerta para toda a população.


Todo o Brasil tem que tomar consciência. A hora é agora. Ou toda a sociedade se mobiliza contra a obesidade, contra o excesso de peso, estimulando atividade física, uma alimentação adequada, ou rapidamente, nós vamos chegar aos mesmos patamares preocupantes de países como Chile, de país como os Estados Unidos."

A pesquisa Vigitel 2012, do Ministério da Saúde, também revela que a obesidade cresceu no Brasil, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. Para pesquisa, foram entrevistadas 45 mil pessoas acima de 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal entre julho de 2012 e fevereiro de 2013.

Reportagem, Hortência Guedes

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário