Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COPA 2014: Força Nacional do SUS capacita mil profissionais de saúde nas cidades-sede do torneio

A Força Nacional do SUS inicia, nesta quarta-feira, o curso de especialização em Gestão de Emergência em Saúde Pública.  A capacitação tem duração de um ano e vai ser oferecida para cerca de mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, epidemiologistas, assistentes sociais e psicólogos, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A especialização é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês. De acordo com a coordenadora da Força Nacional do SUS, Conceição Mendonça, ao final do curso, os profissionais estarão habilitados para prestar assistência rápida e efetiva em situações de catástrofe e epidemia:


 "Os cursos estão os momentos presenciais dentro de cada capital que é sede de cidade-copa e temos momentos na plataforma à distância, onde será construído um produto final, uma monografia. E aí, desse produto final, que é a implementação dos planos de resposta às emergências de saúde pública de cada estado e município." 
A Força Nacional do SUS existe desde 2011 e tem voluntários capacitados em áreas como gestão da emergência em desastres e de acidentes radiológicos e nucleares. Para a coordenadora da Força Nacional do SUS, Conceição Mendonça, o Brasil avança no processo de planejamento, organização e operacionalização nas emergências em saúde pública:

É o Ministério da Saúde hoje, enquanto indutor da política de saúde pública, fortalecendo o SUS, onde tem uma equipe de resposta rápida com profissionais qualificados, com equipamentos. Nós estamos em fase de estruturação com tendas para hospital de campanha, com profissionais com um poder de articulação política e assistencial. A gente vem fortalecendo o SUS com essa capacidade rápida de resposta, diante das situações de emergência em saúde pública ocorridas no país."
Atualmente, a Força Nacional do SUS conta com 13 mil voluntários em todo o país. O objetivo é prestar assistência rápida e efetiva às populações em território nacional e internacional, atingidas por catástrofes, epidemias ou crises assistenciais. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário