Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Centro de Tecnologia da TAM terá R$ 26 milhões

Anteriormente previsto para agosto, o equipamento deverá ser inaugurado apenas em outubro próximo

Um novo memorando de entendimentos para a implantação de um centro tecnológico de manutenção e comercialização de aeronaves, firmado entre a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) e a companhia aérea TAM, foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. Conforme o documento, cada uma das partes investirá R$ 13 milhões no empreendimento, que será instalado na cidade de Aracati, a 154 quilômetros de Fortaleza.

Os trabalhadores que atuarão na manutenção dos aviões serão prioritariamente moradores do entorno, que passarão por capacitação técnica Foto: Silvana Tarelho

Segundo o memorando, consta como responsabilidade da Setur a construção de um hangar de 10 mil metros quadrados que será utilizado para o empreendimento. Também caberá à Secretaria de Turismo empregar "todos os esforços no sentido de propiciar aos investidores, e à TAM todos os benefícios previstos na política de desenvolvimento econômico do Estado, conforme legislação vigente".

Incentivos fiscais

O documento prevê ainda que a Setur atue "junto à Prefeitura Municipal de Aracati, com o objetivo de viabilizar incentivos fiscais ao Projeto e sua execução, também de acordo com a política de atração de investimentos" da cidade. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, o Hangar está "em fase final" de construção, estando previsto para ser finalizado em outubro próximo.

A expectativa anterior era que o equipamento ficasse pronto até o fim deste mês de agosto.

Instalação

Após a conclusão do hangar, acrescenta Bismarck, a TAM terá em torno de dois meses para se instalar no local, o qual deve ser inaugurado, de fato, até janeiro do próximo ano. Conforme o secretário, serão demandados cerca de 150 profissionais para o empreendimento, os quais já estão sendo capacitados em Fortaleza. O curso deve terminar em outubro próximo.

Responsabilidade da TAM

Entre as obrigações da TAM, está o recrutamento prioritário de profissionais oriundos da comunidade do entorno. "Uma vez implementado o Projeto, a TAM se compromete a participar, juntamente com o Estado, da elaboração e desenvolvimento de projetos de formação de mão de obra especializada, que poderá ser utilizada no Empreendimento", destaca o documento.

A intenção do Estado é instalar também uma unidade de ensino tecnológico voltada para o setor aeronáutico. "Isso está sendo tratado com a Secretaria de Educação do Estado. Gostaríamos que (o curso) começasse ainda em 2014", destaca.

Reunião

Na última semana, Bismarck Maia esteve reunido com executivos da TAM. No encontro, informa, foi discutida, entre outros pontos, a criação de outros voos domésticos para o Ceará.

O secretário destacou, entretanto, que não se chegou a nenhum avanço concreto.

Uma nova reunião deverá acontecer em setembro. 

Copilado do Diário do Nordeste





Nenhum comentário:

Postar um comentário