Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

TAMIFLU: Saúde já enviou 1 milhão de caixas do medicamento para os estados‏

Mais de um milhão de caixas do Tamiflu, principal medicamento para tratar a gripe, já chegaram em todo o país.  O objetivo da distribuição, feita pelo Ministério da Saúde, é prevenir a população antes da  chegada do inverno,  quando aumentam as chances de se contrair a doença. Cada caixa do medicamento contém 10 comprimidos, quantidade suficiente para garantir o tratamento completo da doença. O Tamiflu é recomendado para pessoas com sintomas da gripe ou então que estejam com complicações respiratórias graves. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o medicamento deve ser utilizado nas primeiras 48 horas após os primeiros sinais da doença.


"Não é para esperar a confirmação do laboratório, não é para esperar as pessoas evoluírem com casos mais graves. Uma pessoa que faz parte do grupo prioritário, que tem mais risco de evoluir para um caso grave da gripe, inclusive às vezes com óbito, que comece a ter febre, dor de cabeça, tosse, coriza nasal já deve iniciar o mais rápido possível o uso da medicação o oseltamivir, o Tamiflu. Foi entregue a todos os estados e municípios para que estejam nas unidades de saúde mais perto de onde as pessoas vivem".

O Tamiflu reduz complicações e o número de mortes pelo vírus da gripe Influenza. Para ter acesso ao medicamento basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa.  O remédio pode ser indicado tanto por médicos da rede pública como da rede privada de saúde.  Outra medida importante no combate à doença é a adoção de hábitos de higiene pessoal. Entre eles: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Reportagem, Alexandre Penido


Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário