Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SAÚDE NA ESCOLA: Municípios tem até 30 de junho para aderir ao programa‏


Os municípios de todo o país já podem aderir ao Programa Saúde na Escola deste ano. O programa foi criado pelo Governo Federal para promover a saúde na comunidade escolar. Em 2012, cerca de 12 milhões de alunos da rede pública de ensino foram beneficiados com as ações do Programa Saúde na Escola, onde 56 mil escolas de diversas partes do Brasil receberam o acompanhamento de mais de 14 mil Equipes de Saúde da Família. De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, Thais Silva, todos os municípios podem aderir ao programa.


"Os municípios vão identificar as escolas com maior prioridade. A prioridade maior agora são as áreas de maior vulnerabilidade e creches e pré-escolas. Todos os municípios do país podem aderir e, não só com equipes de saúde da família, podem ser equipes de saúde da família, equipes de atenção básica parametrizadas e equipes exclusivas. Alguns municípios contratam equipes só para realizar ações do Saúde na Escola."

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Thais Silva, diz ainda que o programa contribui para o desenvolvimento dos estudantes, professores  e profissionais de saúde.


"As escolas que aderem ao programa têm mostrado melhores resultados no desempenho das crianças. E a interação entre profissionais de saúde e profissionais da educação tem mostrado um olhar mais integral para o desenvolvimento dos educandos". 

Em 2012, foram encaminhados 120 milhões de reais para as ações do Programa Saúde na Escola. Este ano, o prazo para a adesão dos municípios ao programa acaba no dia 30 de junho.  A inscrição deve ser feita somente pela internet. O endereço é : dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário