Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MAIS MÉDICOS: Brasil tem déficit de 54 mil médicos


Nos últimos dez anos, o Brasil teve 54 mil vagas de emprego a mais para médicos do que o número de profissionais formados. Os dados são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, há a expectativa de contratação de mais de 26 mil médicos até 2014 para trabalhar nesses locais. O Brasil tem hoje 1,8 médicos para cada mil brasileiros, índice abaixo de outros países latino-americanos como Argentina e México.


 Essa falta de profissionais, que é um dos principais problemas para ampliar o atendimento no SUS, está sendo enfrentada por medidas do Governo Federal para levar mais médicos para perto de onde as pessoas vivem. Entre essas ações está o Provab, Programa de Valorização da Atenção Básica, que oferece bolsa mensal de oito mil reais e bônus de 10 por cento na prova de residência. Nesta quinta-feira, em Minas Gerais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou o balanço do programa na região Sudeste e afirmou que além da oferta de qualidade e quantidade de profissionais de saúde para o país, a solução não é só trazer médicos estrangeiros, e sim criar vagas em universidades e atrair os profissionais para o interior.

"É ter mais vagas de medicina no interior do país. Nós precisamos cada vez mais dar oportunidade para o jovem do interior, para o jovem das camadas mais pobres poderem fazer uma faculdade de medicina porque é essa população que vai se comprometer cada vez mais  em estar no interior do país e na periferia das grandes cidades. Por isso, além de uma política transitória de atração de médicos estrangeiros, faz parte do que o Ministério da Saúde está desenhando, abertura de mais vagas de medicina no interior do país para dar oportunidade para jovens brasileiros, mas vagas de formação de especialidades e estímulos para o médico brasileiro ir para o interior."

Neste ano, a população de 333 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo recebeu 821 médicos a mais nas Unidades Básicas de Saúde. Em todo o Brasil, o Provab conta com 3.800 participantes, em mais de mil e 300 municípios.

Reportagem, Amanda Mendes
Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário