Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

172 cidades encaram o “Desafio” no Ceará

Fortaleza e mais 171 municípios cearenses realizaram, ante ontem, o Dia do Desafio. Proporcionado pelo Sesc, durante todo o dia, os moradores das cidades participaram de uma competição saudável para estimular a prática de exercícios físicos. Na Capital, o encontro aconteceu na Praça do Ferreira, teve início às 6h e encerrou às 19h.

A competição, que acontece anualmente, ocorre em Fortaleza desde 2002, e tem o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas a praticarem algum tipo de atividade física ou esporte. Hoje, pela manhã, será divulgado o resultado da cidade campeã. De acordo com o gerente do programa de Lazer do Sesc, Cláudio Almeida, o evento foi criado no Canadá e desde 2000 passou a ser praticado no Brasil. No Ceará, o município de Caucaia foi o primeiro a realizar em 2001, e desde então vem se propagando por todo o Estado. Na edição de ontem, 93% do Estado fizeram a inscrição. “Este ano, trabalhamos com a meta de mobilizar 80% das pessoas da nossa Cidade”, afirmou.


Ainda segundo ele, a finalidade do evento é conscientizar as pessoas sobre a importância da atividade física como um dos promotores da qualidade de vida. “Agregado a esse objetivo, há uma competição saudável entre cidades do mundo todo, onde o município que vence é aquele que mobiliza mais pessoas”, disse. Cláudio também aproveitou para frisar que o mais importante é que o evento seja um intermediário para que os participantes possam seguir com um melhor estilo de vida. 

Na Praça do Ferreira, jovens, idosos e crianças que passavam pelo Centro da Cidade puderam conferir aulas de aeróbica, dança, rapel, ciclismo indoor, entre outras. Paulo Arley, que estava fazendo aulas de malabarismo, disse que era a primeira vez que participava do Dia do Desafio, mas que já pretende voltar no próximo ano. “Achei muito legal todas essas atividades disponíveis, estou gostando bastante. Tenho que ir embora cedo porque tenho que ir à escola, mas próximo ano pretendo estar aqui novamente e praticar outras atividades”, contou o estudante.

ATIVIDADE FÍSICA

Para o educador físico, Igor Barros, a prática regular de exercícios físicos ou esportes é fundamental para os cuidados com a saúde. Além dos benefícios em poder controlar a glicemia e a pressão arterial, previne doenças e fortalece a musculatura, diminuindo também o percentual de gordura. O educador ainda adverte para que todos os dias sejam disponibilizados 30 minutos para praticar alguma atividade ou esporte, “mesmo que faça intercalado, três vezes de dez minutos, mas que faça esse tempo todo dia”. Segundo ele, o tempo é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

O estudante João Paulo Nascimento, que também esteve no Dia do Desafio na Praça do Ferreira, disse se preocupar com a saúde e tem o futebol como seu aliado à promoção de saúde. Conforme afirmou une o saudável à diversão. Pela segunda vez no evento, aproveitou para praticar rapel e fazer aulas de ciclismo indoor. “O Dia do Desafio é muito importante para motivar mais pessoas a realizarem exercícios e cuidarem da saúde. Ano passado também estive aqui e quero vir no próximo ano também, meus amigos vêm e é muito legal”.

DIA DO DESAFIO

O evento que acontece há 18 anos no Brasil foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All que é uma entidade que promove esporte a todos, com sede na Alemanha. No continente americano e em todo o Brasil, a coordenação é assumida pelo Sesc São Paulo, desde 2000. Nos Estados brasileiros, as unidades Sesc coordenam.

Ano passado 21 países participaram da ação. Foram mais de 3.432 mil cidades  e cerca de 51 milhões de pessoas mobilizadas. Este ano, somente no Ceará, 172 cidades estavam inscritas. A cidade cearense campeã será anunciada hoje, conforme informou o gerente de lazer da Unidade Sesc de Fortaleza.

Fonte: Jornal o Estado Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário