Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TESTE RÁPIDO: Medida autoriza enfermeiros a realizarem testes de HIV, sífilis e hepatites virais


Agora é oficial: enfermeiros podem realizar testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e hepatites virais. A medida foi aprovada recentemente pelo Cofen, Conselho Federal de Enfermagem. A autorização segue as orientações do Ministério da Saúde no sentido de aumentar o acesso da população a exames de determinadas doenças, como as sexualmente transmissíveis. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, comemora a decisão do Conselho de Enfermagem.


"Nós sempre consideramos isso, a bem do usuário, que deveria ser feito pelo enfermeiro. É muito próprio da atividade do enfermeiro porque é muito parecido como dar uma injeção. Agora, nós provocamos e estimulamos ao Conselho Federal de Enfermagem é a deliberar sobre isso e, felizmente, o Conselho Federal deliberou pela propriedade do enfermeiro em fazer o teste rápido. Isso é um avanço extraordinário para o SUS e para a categoria da enfermagem".

Dados do Ministério da Saúde revelam que 150 mil brasileiros não sabem que estão infectados pelo vírus do HIV. A assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Andressa Bouzan, explica que essas pessoas precisam ser diagnosticadas o mais rápido possível. Por isso, ela considera positiva a medida que autoriza mais profissionais de saúde a realizarem o teste rápido.

"A gente tem várias frentes de testagem. Uma forma de atingir essa população é o teste rápido. É tirar essa possibilidade de testagem somente de um serviço de saúde, laboratório e colocá-lo mais disponível na ponta. Então, eu ofereço teste rápido em grandes mobilizações, em carnaval, em parada gay. Então eu tento chegar o mais próximo possível dessa população com o teste, além das informações que a gente passa de incentivo à testagem, de incentivo à prevenção que a gente tenta trazer essa pessoa que não sabe o seu status para conhecer o seu status sorológico através dessa testagem".  
    
Para realizar o teste rápido, o enfermeiro precisa ter nível superior, além de estar capacitado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Para saber mais, acesse: www.aids.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim
Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário