Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Setor fabril aumenta oferta de empregos


Pequenas empresas aproveitam o momento de alta demanda para expandir suas estruturas pela região

Russas. As pequenas empresas estão aproveitando o crescimento para ampliar a estrutura e gerar mais empregos no setor industrial, como é o caso da MT Acessórios, voltada para a fabricação de acessórios para motos. Já as indústrias de médio e grande porte instaladas na região continuam mantendo índices positivos de crescimento.


A fábrica de colchões Eurosono, da empresa Euroflex, com matriz no Estado do Pará, prima pela excelência de colchões e estofados, que, a cada dia, conquista mais espaço no mercado. Uma unidade fabril atua em Jaguaruana FOTO: KID JÚNIOR

A MT Acessórios foi iniciada há oito anos e é de propriedade do empresário Roberto Carlos Sombra, de 45 anos, que atua na fabricação de peças para motocicletas como guidão, garupa, descanso, cromagem de peças e demais acessórios. A empresa demonstrou crescimento nos últimos anos, chegando a ampliar a oferta de empregos no setor.

Segundo Roberto Sombra, a MT tem dobrado a cada ano suas vendas. "Nos últimos cinco anos crescemos 500%. Diante desse impulso no crescimento, neste ano vou ampliar a fábrica", comemora. Para as novas instalações, a empresa foi contemplada com um terreno doado pela prefeitura do município, uma área de 25 mil metros quadrados, onde será instalada a nova indústria, gerando 200 empregos diretos. "No começo, tínhamos quatro empregados, hoje atuamos com 70 e quando utilizarmos as novas instalações, serão 200 empregos diretos", confirma.

O investimento para obra e equipamentos é de R$ 5 milhões e o dinheiro já está disponível através de financiamento do Banco do Nordeste. A construção deve iniciar ainda este ano.

A empresa vende para todos os Estados do Nordeste e ainda Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, através de representante comercial. As vendas também podem ser feitas através do site da empresa (http://www.mtassessorios.com.br/). Este foi o segundo ano em que a empresa foi contemplada com o Prêmio Contribuintes. De acordo com Roberto Sombra, o prêmio é uma forma de reconhecimento. "É uma empresa que começou pequena e que vem realizando um trabalho sério ", afirma.

Dentre as premiadas está, mais uma vez, a Euroflex, que detém a marca Eurosono. A fábrica prima pela excelência de colchões e estofados e, a cada dia, conquista mais espaço no mercado. A empresa ainda preza pelo conforto e saúde dos clientes que adquirem o produto e a tecnologia é constantemente aprimorada para garantir a satisfação dos clientes. Com matriz no Pará, a Euroflex conta com uma unidade fabril em Jaguaruana.

A fábrica de componentes para calçados, Reifer, tem grande atuação no mercado local, com fábrica instalada em Morada Nova. Desde 2007, se dedicou a produzir o Acquafort, adesivo à base de água muito utilizado em indústrias calçadistas. Antes, a empresa produzia calçados. Porém, com a queda do dólar e as importações de outros países, mudou a estratégia e hoje apresenta crescimento positivo. A fábrica tem capacidade para produzir mais de 300 toneladas por mês e é importante geradora de empregos na região.

Alimentos

Outras empresas que também se destacaram foi a CBL Alimentos, que detém as marcas Betânia, Jaguaribe e Clipe. Juntas, as empresas são responsáveis pela crescente expansão do setor alimentício na região Nordeste. No município de Morada Nova, há uma usina de captação e resfriamento de leite "in natura". Também no setor de alimentos, a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos S/A, a Dafruta, com filial em Aracati, contribui para geração de empregos no Vale do Jaguaribe, sendo destaque no Prêmio Contribuintes, juntamente com a CBL.

Na região, outra grande indústria que se destaca é a Tabuleiro Aço Indústria e Comércio, que tem à frente o empresário Odaci da Silva. "Temos mantido uma média de crescimento anual em torno de 15% e isso é muito positivo", afirma.

Segundo dados levantados pelo diretor comercial Charles Kfuri, a empresa produziu em 2012 cerca de 12 mil toneladas. A indústria gera 300 empregos diretos e indiretos e atua em várias cidade do Ceará e da região Nordeste, incluindo também algumas cidades do Sudeste. Dentre os principais produtos, estão molas, grampos, pinos, buchas, vergalhões e materiais para máquinas e equipamentos e autopeças para caminhões.

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário