Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

"Festmar" pode se tornar internacional




Fortaleza. Uma das maiores iniciativas em produção teatral no litoral do Ceará pode se tornar internacional neste ano. É o que se projeta para o Festival Nacional de Teatro de Rua, sediado todos os anos em Aracati e que reúne Estados de Nordeste, Sul e Sudeste. É também uma das metas da Rede de Arte de Rua (Raru Brasil), criada durante o último festival, em dezembro de 2012.


O último Festmar, realizado um mês atrás em Aracati, reuniu 250 artistas de Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Do Ceará, marcaram presença as cidades de Aquiraz, Guaiuba, Quixeramobim, Sobral, Crato, Barbalha, Icó, Maracanaú, Boa Viagem, Crateús e Aracati. O festival não tem caráter competitivo, mas para promover troca de experiências.

O Festival Nacional de Teatro de Rua em Aracati surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, depois passou a receber outros municípios, e agora recebe Estados brasileiros de Nordeste a Sul. Realizam o evento o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), Ponto de Cultura do Grupo Teatral Frente Jovem.

Experimentação

De acordo com Teobaldo Silva, coordenador do Festmar, a Raru Brasil é um movimento que congrega grupos, coletivos e artistas de diversos Estados brasileiros que reconhecem a rua como espaço privilegiado para apresentação, experimentação e diálogo das diversas linguagens artísticas, bem como lugar de democratização e aproximação da relação artista-arte-público.

"Queremos atuar na perspectiva de desenvolver suas ações a partir da seguinte plataforma política: potencialidade das ações dos grupos e artistas através de um canal permanente de discussão, divulgação e colaboração, defesa e proposição de políticas públicas para cultura e ações de intercâmbio entre os seus membros, a partir de residências artísticas com caráter de gentilezas e trocarias estéticas, artísticas e formativas", explica Teobaldo. Como ele, outros produtores teatrais do Interior tem coincidências vivas: a resistência pela manutenção das produções diante do quase nenhum apoio do poder público.

Os artistas da Frente Jovem anseiam a inserção de representantes de outros países no âmbito da América Latina ao evento, que é realizado numa cidade há muito internacional - em Aracati está a famosa praia de Canoa Quebrada.

Não é só o fato de estar diante de uma plateia espontânea e despreparada (os passantes na rua são surpreendidos com as intervenções) que o teatro de rua é reverenciado: com todos os custos para se montar um espetáculo, é a encenação em praça pública a que dá mais praticidade aos produtores.

Festival Nacional de Teatro de Rua (Festmar), realizado todos os anos em Aracati, no Litoral Leste, é referência na produção cênica de grupos teatrais independentes. Em 2012, houve participação de oito Estados 

FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário