Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Situação do Açude Castanhão


A barragem do Castanhão é uma obra do governo federal, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs, em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará -SRH, com uma capacidade de armazenamento de 6,7 bilhões de m3 de água.
Sua bacia hidrográfica abrange cerca de 46% do Vale do Rio Jaguaribe e é considerado o elemento central da política estadual de gestão dos Recursos Hídricos, com o objetivo de superar a problemática social e econômica com os períodos de secas.

O Açude Castanhão permite uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos do Vale do Jaguaribe, garantindo água para o abastecimento de toda a Região Metropolitana de Fortaleza e do Baixo Jaguaribe, contribuindo para a construção do desenvolvimento sustentável  e econômico rural e industrial do Ceará.

De acordo com dados apresentados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh em 18 de dezembro, o açude apresentava um volume de 3.781.740.800 (Três bilhões, setecentos e oitenta e um milhões, setecentos e quarenta mil e oitocentos) metros cúbicos de água, o que representa cerca 56,44%. No mesmo período o açude apresentava a cota de 97,87m.

Com base na simulação de esvaziamento do Castanhão, realizada para o período compreendido entre 01 de dezembro de 2012 e 01 de julho de 2014, levando-se em consideração a mesma vazão de 32,2m³/s, vazão definida no seminário de alocação negociada d´água para 2012 e considerando aporte zero para o período da simulação,  o reservatório,  ainda assim, atingirá um volume de 1.513.250.000 (Um bilhão, quinhentos e treze milhões e duzentos e cinquenta mil) metros cúbicos de água, o que representa 22,6% da sua capacidade total no dia 01 de julho de 2014.

Portanto, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, cumprindo o seu papel de gerenciadora dos recursos hídricos do Estado do Ceará, afirma e garante que o açude Castanhão não corre nenhum risco de entrar em colapso nos próximos 2 anos, no mínimo. Desta forma, o açude Castanhão continuará cumprindo a sua dupla funçã: assegurar água para os períodos de seca do Estado e minimizar os problemas de enchentes que podem atingir as populações das cidades ribeirinhas do Baixo Jaguaribe.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh

Nenhum comentário:

Postar um comentário