Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

EMPREGO: Número de oportunidades de trabalho deve crescer em 2013, dizem especialistas


Os brasileiros que estão em busca de emprego podem esperar um ano de 2013 com mais oportunidades no mercado de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados mais de um milhão setecentos e setenta mil postos de trabalho até novembro de 2012. Um aumento de mais de quatro por cento em relação ao mesmo período do ano passado.  Já a pesquisa mensal de emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que a taxa de desemprego nas regiões metropolitanas ficou em 4,9 por cento.
A taxa é a menor para um mês de setembro e a segunda menor desde 2002. E o crescimento de vagas deve ser ainda maior em 2013. Segundo o economista Roberto Piscitelli, com a aceleração da economia no País, a perspectiva é de que o número de vagas no mercado de trabalho aumente no próximo ano.

"A expectativa é razoavelmente otimista para 2013. Até em função de todos esses eventos que estão ocorrendo, de uma intensificação no andamento de determinadas obras, particularmente em alguns estados que serão sede desses eventos esportivos internacionais, mas é preciso levar em conta que a economia mundial continua em ritmo muito lento."

 E para quem não sabe como e onde procurar por oportunidades de emprego, o diretor de marketing da Catho, Luis Testa, sugere a busca na internet como a melhor alternativa."Todo mundo de classificados de emprego está cada vez mais presente na internet pela agilidade de informação, também pelo custo de produção e veiculação. Então, a internet cada vez mais, ela consolida, ela centraliza um volume muito grande de informações, seja no site da empresa, seja no link trabalhe conosco na empresa, seja no site de empregos como a Catho."

 Já para quem pretende ingressar no serviço público, a previsão é de que sejam abertas cerca de 37 mil vagas em concursos, apenas no âmbito federal, segundo o ministério do Planejamento. Cleylton Carvalho, de 27 anos, passou em um concurso de nível médio há quatro anos. Recém graduado em Letras, ele pretende conseguir aprovação em uma nova seleção.

"Eu já estou inscrito para o concurso do TRT que foi adiado. Então, me deu um tempo maior para estudar, até fevereiro. O meu enfoque vai ser na área judiciária. Eu gostaria muito de conseguir em algum órgão, um cargo de nível superior na área de analista judiciário."
De acordo com o ministério do Planejamento, os concursos da Polícia Rodoviária Federal, dos ministérios da Fazenda e das Cidades, Anvisa e do Ibama são alguns dos previstos para 2013.

Leandro Aislan
Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário