Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que dá prazo para tratamento do câncer


A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que fixa o prazo de até 60 dias para o início do tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde, contado a partir do diagnóstico da doença. O câncer é a segunda causa de morte no país. O tratamento da doença pode ser por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou conforme a necessidade do paciente. 


A medida começa a valer em 180 dias a partir da data da publicação oficial da Lei. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados deverão elaborar planos regionais para atender melhor a população. O assessor especial do Ministério da Saúde, Fausto Pereira, explica quais são as ações que o Governo Federal desenvolve para melhorar e qualificar o tratamento do câncer no Brasil.

"O Ministério da Saúde já vêm incentivando a sua rede, trabalhando a sua rede para reduzir o tempo de espera que é fundamental para o tratamento do câncer. Para isso nós estamos investindo na questão da radioterapia 505 milhões de reais até o final de 2014. Com a abertura de 48 novos centros de radioterapia e a modernização de 32 novos outros, além de expandir a questão das cirurgias oncológicas especificamente e a modernização e aprimoramento dos quimioterápicos que são os principais tratamentos do câncer".

De acordo com INCA, Instituto Nacional do Câncer, cerca de 523 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados em 2012, principalmente cânceres de pele, próstata, mama e pulmão. O Ministério da Saúde deve investir só neste ano mais de dois bilhões de reais no tratamento da doença.  

Fonte: AgÊncia do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário