Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Política Nacional de Alimentação e Nutrição combate a falta do suplemento nas crianças


De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, a alimentação pobre em Vitamina A pode causar cegueira e reduzir a defesa do organismo das pessoas, principalmente  das crianças. Atualmente no Brasil, cerca de 20 por cento das crianças de seis meses a cinco anos sofrem com a falta da substância. Para diminuir esse número, o Ministério da Saúde passou a oferecer este ano a dose da vitamina A de graça para os pequenos. A técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, diz em quais alimentos a vitamina A pode ser encontrada.


"Por exemplo, abóbora, cenoura, frutas, o pequi, buriti, manga, mamão, goiaba. Inclusive no fígado de boi e de galinha. Outras verduras como caruru, agrião, brócolis, couve e o almeirão também são ricas em vitamina A".

A técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Gisele Bortolini explica que a alimentação saudável das crianças deve começar antes mesmo de elas nascerem. Gisele explica que a alimentação da mãe na gravidez é essencial para as crianças se acostumarem com o sabor dos alimentos. Ela fala quais problemas podem ser provocados pela falta da Vitamina A no organismo.

"Uma criança que fica deficiente em vitamina A ela aumenta o risco dela ter doenças como diarreia, infecções, problemas respiratórios. A deficiência da vitamina A também está associada à dificuldade de visão das crianças e também com a questão da mortalidade".

A Vitamina A pode ser encontrada de graça em todo o Brasil nas Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário