Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB é o partido que mais elege candidatos em capitais nas eleições 2012


Foram 5 capitais, somando os 2 turnos, sendo as 2 primeiras: Recife (PE) e Belo Horizonte (MG); e, neste domingo, Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Fortaleza (CE)

O Partido Socialista Brasileiro foi o que mais elegeu candidatos em capitais nas eleições 2012, de acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. A vitória socialista foi em cinco capitais nos dois turnos, sendo que as duas primeiras foram Recife, em Pernambuco, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.


No pleito do segundo turno, neste domingo, outras três foram confirmadas: Porto Velho, em Rondônia, onde Mauro Nazif venceu o pleito; Cuiabá, no Mato Grosso, com o candidato Mauro Mendes; e Fortaleza, no Ceará, onde o eleitorado escolheu Roberto Claudio. O Primeiro secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, atribui essa liderança nas eleições a uma expansão consistente do partido. Siqueira lembra que, ainda no primeiro turno, o PSB já tinha registrado o maior percentual de crescimento entre os outros partidos: quarenta e um por cento.

“A cada eleição ele [o partido] se expande mais. Se observarmos as eleições de 2010, nós elegemos o maior número de governadores – mais do que os grandes partidos; elegemos seis governadores. E, agora, tivemos essa proeza de eleger o maior número de capitais entre todos os partidos, mesmo aqueles que são os maiores do que o nosso, como o PSDB e PT.”
O Primeiro secretário Nacional do Partido Socialista Brasileiro e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, destaca que o PSB também teve duas importantes vitórias: uma delas foi a conquista de seis das sete cidades que disputou neste  segundo turno. Tirando as capitais Porto Velho, Cuiabá e Fortaleza, o partido conquistou a prefeitura de Campinas, em São Paulo, com o socialista Jonas Donizette, além de Petrópolis e Duque de Caxias no Rio de Janeiro, com os candidatos Rubens Bontempo e Alexandre Cardoso.

Apenas Uberaba ficou de fora, mas a disputa foi acirrada: o candidato socialista Lerin chegou a alcançar quarenta e oito vírgula sessenta e quatro por cento dos votos – uma diferença inferior a três pontos percentuais. Numa análise geral das eleições 2012, o PSB reelegeu mais de setenta por cento dos prefeitos socialistas – mais do que a média dos outros partidos, que ficou em cinquenta e cinco por cento. No total, o Partido Socialista Brasileiro vai administrar quatrocentas e quarenta prefeituras pelos próximos quatro anos. E é o futuro que merece a atenção do partido neste momento, pós-eleição, avalia o Primeiro secretário Nacional do partido e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira.

“Mais importante do que as vitórias eleitorais é saber o que nós vamos fazer com elas. E a direção do partido já está decidida a convocar para o primeiro final de semana de dezembro um encontro da Fundação João Mangabeira, promovido pela fundação e pelo partido, com todos os prefeitos eleitos, para que nós possamos discutir a forma de ajudá-los, de colaborar com eles, para que eles possam continuar nos dando a satisfação de termos um alto índice como tivemos, esse ano, de reeleição, daqui a quatro anos.”
O Primeiro secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, ressaltou, ainda, o desempenho dos três vice-prefeitos socialistas que disputaram o segundo turno: eles ganharam em cada uma das prefeituras. São eles: Roberto Rocha, na capital São Luís, no Maranhão; Wilma de Faria, em Natal, no Rio Grande do Norte; e Karla Martins, em Belém, no Pará.

Fonte: Caiena Multimídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário