Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Gatos e Cachorros: Novembro terá dia D de vacinação contra raiva


O objetivo da Secretaria da Saúde do Estado é imunizar 80% dos cães e gatos dos 184 municípios cearenses.

O dia D de mobilização contra a raiva será celebrado em 10 de novembro. Na data e até 15 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) promoverá uma campanha de imunização de gatos e cachorros em todos os 184 municípios do Estado.
Os animais com a doença ficam mais agressivos, além de terem dificuldades para engolir. Também pode haver paralisia e cegueira.


 Foto: Waleska Santiago.

A meta é imunizar 80% dos 1.106.908 cães e 571.703 gatos, o que representa um total de 1.678.611 animais. Contudo, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, chama a atenção para o fato de os principais transmissores da doença não serem os animais domésticos, mas os silvestres. "Os últimos casos de morte de pessoas com raiva humana foram transmitidas por animais silvestres, como saguis", afirma.

Neste ano, houve um registro de raiva humana, no município de Jati, transmitido pelo sagui. Em 2010, foram dois casos confirmados, um em Ipu, também transmitido por esse animal, e outro em Chaval, transmitido por um cão. Em 2008, ainda houve uma ocorrência de raiva humana em Camocim, causada pelo animal silvestre.

Para evitar outros casos, o coordenador Fonsêca anuncia que, após a vacinação dos cães e gatos, a secretaria irá iniciar uma campanha de conscientização dos riscos de se domesticar animais silvestres. "Os saguis não são animais urbanos. A população não deve criá-los, até porque eles não podem ser vacinados", ressalta.

No dia de mobilização, em 10 de novembro, os municípios serão responsáveis pela distribuição dos postos de vacinação. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de imunizar o maior número de animais possível nessa data, mas o prazo será estendido nos postos de saúde até o dia 15 de dezembro.

De acordo com o veterinário Ricardo Henz, para ser vacinado, o animal precisa estar saudável e ter mais de 45 dias. "É importante que o cão ou gato esteja saudável, porque caso haja alguma doença, a resposta imunológica não vai ser completa e, na verdade, esse animal não estará livre da raiva".

Sintomas

O comportamento é um dos principais sinais da doença. "Tanto os cães como os gatos ficam agressivos após o contágio. Além disso, também têm dificuldade para deglutir e, por isso, chegam a tentar morder a água, o que pode ser considerado hidrofobia, e salivação abundante", esclarece.

Apesar desses sintomas mais evidentes, é importante o dono estar atento aos movimentos do animal. "Em casos atípicos, pode haver paralisia, cegueira, sem a agressividade. Porém, os casos são 100% letais", destaca.

A raiva pode ser transmitida através da mordida ou lambedura e, no caso dos gatos, também pelos arranhões. "Os gatos costumam lamber as unhas e, por isso, ao serem infectados, também ficam como vírus nas garras", finaliza Henz.

KELLY GARCIA
REPÓRTER

Compilado do Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário