Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Especialista em medicina do sono dá dicas para vestibulandos


Em uma fase tão importante da vida ter uma boa noite de sono é fundamental para conquistar o sucesso

A época de vestibulares chegou e com ela uma série de preocupações, anseios, expectativas e sonhos, afinal, estamos falando do futuro profissional de uma pessoa. A preocupação com as provas, a pressão da família e a escolha da carreira, são preocupações ativas e pertinentes dos jovens.


 E com tantas coisas assim povoando a mente, é muito comum ouvirmos queixas de insônia e noites mal dormidas dos vestibulandos. Mas afinal, será o sono assim, um momento tão importante da rotina de um estudante?

Segundo a Dra. Ângela Beatriz, especialista em Medicina do sono, uma noite bem dormida é vital para o ser humano e faz toda a diferença para aqueles que estudam. É o momento de recuperação das forças físicas e mentais, da absorção de todo o conteúdo estudado no dia.

A qualidade do sono influencia toda a nossa vida. Geralmente a sonolência excessiva durante o dia é reflexo de uma noite mal dormida, por isso é essencial tomar medidas que garantam a qualidade desse sono, caso o contrário, os estudos estão correndo um sério risco de serem prejudicados. “Sem respeitar o período de descanso não vai adiantar nada estudar horas, dias e meses, pois o cérebro não irá absorver o conteúdo necessário para se fazer uma boa prova”, enfatiza a Dra. Beatriz.

 Veja algumas dicas auxiliadoras, dada pela Dra. Beatriz, para espantar o sono e aproveitar horas a mais de estudo sem prejudicar a saúde:

ü  Atividade física é uma excelente recomendação para vestibulandos, pois ajuda a liberar energia e equilibrar o organismo, porém se esses exercícios forem praticados no período noturno, ao invés de benéficos eles se tornarão um dos agentes causadores do mau sono.

ü  Dê uma atenção especial para o travesseiro e colchão. A escolha acertada fará toda a diferença para uma noite calma e tranquila.

ü  Televisão, computadores, celulares e aparelhos do gênero não devem estar ligados ou serem usados na hora de dormir e principalmente no quarto. Eles estimulam o cérebro a manter a atenção, dificultando que você durma.  Pois, emitem muita luz para os olhos e reduzem a Melatonina, hormônio essencial para o sono.

ü  Alguns outros vilões são as dormidas na parte da tarde, bebidas alcoólicas, festas, ansiedade, stress.

ü  O sono deve estar no seu cronograma diário, assim como qualquer outra atividade. Exemplo: período da manhã escola, 12h almoçar, 15h estudar português, 22h dormir. Criando uma rotina fica mais fácil não extrapolar nos estudos e colocar tudo a perder.

ü  Nesta lista é importante constar todas as atividades diárias, e ir ticando tudo que já foi realizado, dessa forma quando deitar estará com a consciência tranquila de que cumpriu a meta do dia e não ficará perdendo tempo na cama pensando “será que faltou alguma coisa?

Após uma noite mal dormida podemos sentir que estamos mais lentos e com dificuldade de raciocínio. A memória, às vezes, falha e o rendimento cai.

Há dificuldade de absorver as novas informações com facilidade. É como um computador lento. “O grave débito de sono reduz o período de concentração, prejudica a memória e a capacidade de expressão, perturba o raciocínio analítico e diminui a criatividade”, completa a especialista.

Por esses motivos é fundamentou dedicar uma atenção mais que especial para a hora de dormir, principalmente nessa etapa da vida.

Dra. Angela Beatriz Lana

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Otorrinolaringologista  pelo Hospital das Clinicas da UFMG.
Especialização em Medicina do Sono em dezembro de 2009 pela AFIP (Instituto do Sono)
Fellowship em Actigrafia - Med. Do Sono, no Hospital Hotel Dieu em Paris- 2010
Fellowship em Cultura de Condrocitos , Erasmus University em Roterdam 2010-2011
Medica na Comunidade Europeia pela Universidade do Porto- Grau de Mestre, tese: Sonolência excessiva diurna -2011

Fonte: Notícia Expressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário