Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CEARÁ: Ministério da Saúde envia 220 mil Cartas SUS ao estado


Desde janeiro, quase seis milhões de Cartas SUS foram enviadas para todo o país. Destas, 220 mil cartas foram enviadas para o Ceará. Na Carta SUS, o paciente fica sabendo quanto o governo gastou para que ele fosse atendido na rede pública de saúde. Nela, é possível também criticar ou elogiar o atendimento, inclusive nos hospitais e clínicas que têm  convênio com o SUS. O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Luís Carlos Bolzan, explica que a Carta melhora a comunicação com o usuário do SUS.


"Através desse instrumento que é a Carta SUS nós estamos conseguindo aprofundar a participação da população na qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde, garantindo um processo maior de transparência dessa mesma gestão com o conhecimento desses cidadãos sobre as informações relativas às internações, aos procedimentos realizados por essas pessoas. 

Inclusive sobre os valores pagos pelo Ministério da Saúde para custear esses procedimentos.  Dessa forma nós entendemos que contribuímos com a transparência do estado brasileiro, garantimos maior acesso a informação para todos os cidadão sobre os procedimentos realizados e aprofundamos também um processo de controle social sobre a gestão Sistema Único de Saúde."

Ao receber a carta SUS é fundamental que a população confira se as informações estão corretas. Luís Carlos Bolzan explica o que o usuário do SUS deve fazer se houver irregularidade.

"Tem dentro dessa carta, informações básicas sobre o procedimento que foi realizado, como, por exemplo, qual o procedimento feito, em qual hospital foi feito, qual dia a pessoa entrou no hospital e qual dia ela saiu e o valor que o Ministério da Saúde pagou por esse procedimento. Ao receber a carta e a pessoa não confirmar essas informações ela pode entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo serviço de ouvidoria, no número 136, ou através do nosso portal na internet que é: www.saude.gov.br/cartasus, e ali fazer o preenchimento da sua denúncia."

O Ministério da Saúde quer enviar um milhão de cartas SUS por mês para avaliar o atendimento prestado ao usuário.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário