Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Beleza que transcende o tempo


Localizada a 12 quilômetros do centro de Aracati e antes conhecida apenas pelas manhãs agitadas de Carnaval, a Terra do Major conquistou visitantes ao longo do tempo e, ao completar 75 anos de fundação, celebra a data com festa, exaltando sua beleza e a preocupação com o meio ambiente

Majorlândia deixou de ser lembrada apenas no carnaval e transformou-se em destino procurado por quem busca paz e lazer tranquilo e sem pressa, como o vaivém das jangadas fotos: divulgação


Dizem as pessoas mais experientes ou mais idosas que cada idade tem a sua beleza. Elas se referem à idade de homens e mulheres ao longo da vida. Mas, alguns destinos também são assim. O tempo passa e sua beleza salta ainda mais aos olhos de nativos e visitantes. Majorlândia é um desses destinos. O lugar chega ao 75º aniversário e o tempo, que tudo transforma, faz brilhar a praia de águas límpidas, que esbanja alegria a cada carnaval e convida ao turismo da tranquilidade ao longo do ano, sem abrir mão da conservação e defesa do meio ambiente.

A pesca artesanal é a principal fonte de renda do povo de Majorlândia, que vive e sobrevive à beira-mar. Dessa forma, a comemoração de mais um aniversário do lugar não poderia ter outro cenário. A praia aracatiense abrigará a III Regata Ambiental de Majorlândia, no próximo dia 30, a partir do meio-dia. A competição terá a participação de 30 embarcações e será o ponto alto da programação de aniversário, que se prolongará do dia 29 deste mês a 6 de outubro, data oficial da fundação da vila de Majorlândia pelo Major Bruno da Silva Figueiredo, no ano de 1937. Daí, a denominação do destino, que quer dizer "Terra do Major".

Toda a programação festiva foi elaborada pela Comunidade Ecológica Ciclística de Major-lândia (Cecim) e tem como foco a conscientização sobre a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente para a atualidade e para as gerações futuras.

A iniciativa ficará ainda mais explicitada nas velas das embarcações participantes da regata, que conterão mensagens sobre a proteção do planeta, bem como nos trabalhos dos alunos do projeto Conscientização Ambiental de Majorlândia, com mensagens através de desenhos e pinturas.

Além da regata ambiental, o roteiro de aniversário do destino praiano inclui, ainda, noites culturais, com apresentação de dança do coco, capoeira, contação de história por pescadores, desfile de mini-garota regata ambiental 2012 e shows de nativos e convidados.

Um passeio ciclístico pelas ruas da comunidade, no dia 6 de outubro, marcará o encerrando da semana festiva, coordenada pelo presidente da Cecim, professor Raimundo Nonato de Andrade, e pelo organizador cultural da regata, engenheiro Paulo de Tarso Meyer Ferreira. Eles apostam no sucesso da programação, inserida no projeto maior de conscientização ambiental para a comunidade em prol da preservação da praia.

Raimundo Nonato e Paulo de Tarso Meyer Ferreira, neto da benfeitora Sinhazinha Porto Meyer, são dois apaixonados por Majorlândia. Recentemente, eles recuperaram placas identificativas de ruas - já deterioradas pelo tempo - que homenageiam Sinhazinha pelos inúmeros benefícios promovidos no lugar. Ela era mulher do comerciante Myrtil Meyer, que, aliado a Alexanzito Costa Lima, fundou a Casa Costa Lima & Myrtil, reconhecida historicamente como destaque comercial em Aracati e na região.

Paisagem

Denso coqueiral e falésias brancas e avermelhadas dominam a paisagem de Major-lândia, repleta de jangadas ancoradas à beira-mar. Outra presença frequente na praia é a de surfistas, atraídos pelas ondas fortes e constantes. Na maior parte do tempo, o silêncio impera no lugar. O agito maior acontece no período do carnaval, quando, durante o dia, a praia acolhe blocos e foliões que se aquecem para a animação nas noites de reinado de Momo no Centro Histórico de Aracati.

Uma das culturas mais tradicionais da comunidade é a famosa arte das areias coloridas. Tudo começou com Joana Carneiro, a pioneira em Major-lândia. Seus primeiros seguidores foram seu filho Toínho de Carneiro e seu amigo Edgar, que se tornaram conhecidos internacionalmente. Hoje, dezenas de pessoas que ali residem têm essa arte como profissão definida. As areias coloridas tornaram-se cartão-postal da praia, alcançando os quatro cantos do planeta.

A beleza de Majorlândia também se revela nas mãos das mulheres rendeiras, que produzem peças para cama, mesa, banho, decoração e vestuário; conquista grandiosidade com as esculturas gigantes criadas nas falésias pelo artista da terra Antonio (Toinho) Carneiro e se completa com o coco da praia, uma lenda viva na história da comunidade e de seu principal puxador, José Mendes de Andrade e toda a sua família, que ainda hoje preserva essa cultura.

A praia tem boa infraestrutura para acolher os visitantes, que inclui pousadas, bares e restaurantes com oferta de peixes frescos e frutos do mar. Quem já visitou o lugar garante: Dá vontade de ficar por mais tempo. Mas, se não for possível, vale programar-se para retornar àquela praia em breve, pois a Terra do Major acolhe a todos de braços abertos, sem distinção de patente.

SAIBA MAIS

Localização:

Majorlândia fica no litoral Leste do Ceará, a 12 km do Centro de Aracati

Como chegar:

De carro - Acesso pela CE 040

De ônibus - A empresa São Benedito (3272.1232) liga Fortaleza a Majorlândia

Informes turísticos:

Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati - (88) 3433.3961 e 3433.3962

Copilado do Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário