Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prática sustentável para a produção de ata e graviola


Limoeiro do Norte. A tecnologia está a serviço da produção de frutas, e uma experiência de sucesso na produção de ata e graviola está ajudando na prática sustentável da atividade. Agora, o Instituto Federal do Ceará (Ifce), Campus Limoeiro, realizará o primeiro curso para formação de técnico em produção integrada de anonáceas (ata e graviola). Serão 40 vagas ofertadas para o curso, que terá a parceria da Embrapa. A perspectiva é potencializar a produção de frutos da mais alta qualidade, sem o uso de herbicida e com até 70% menos agrotóxicos.


O curso de produção de anonáceas deverá ocorrer na primeira semana de outubro. Em Limoeiro, a prática é realizada na Fazenda Kabocla FOTO: CID BARBOSA

Serão formados profissionais para serem responsáveis pela assistência técnica, execução e acompanhamento de todo o processo produtivo de ata e graviola. Em Limoeiro do Norte, a produção de sucesso é uma experiência da Fazenda Kabocla, do engenheiro agrônomo Daniel Vidal. Ele investe na pesquisa científica como forma de otimizar a produção de frutos seguindo a fisiologia das plantas. Assim é possível saber a melhor hora de plantar, polinizar e colher.

Público-alvo

O Sistema de Produção Integrada de Frutas aplica tanto mais recursos naturais quanto menos insumos poluentes para regulação da produtividade. O público alvo é formado por engenheiros agrônomos/agrícolas, engenheiros de alimentos, biólogos, tecnólogos em irrigação e drenagem, tecnólogos em agronegócio, técnicos agrícolas, agropecuária, fruticultura e estudantes dessas áreas.

O curso de produção integrada de anonáceas deverá ocorrer na primeira semana de outubro. O evento tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Prefeitura de Limoeiro do Norte, associações de produtores e da empresa Kabocla, que já atua na produção dessa cultura.

Potencial econômico

De acordo com a Embrapa, no Brasil, existem cerca de 10 mil hectares de terra atuando na produção de anonáceas. Deste total, 3,5 mil ha são de atemoias (fruta híbrida, resultante do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), e outras cinco mil hectares são destinados às atas. A maior parte dos frutos é escoada para o mercado interno, uma vez que a exportação ainda é incipiente.

"A procura pelas anonáceas é bem maior que a sua produção", afirma Raimundo Braga, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.

O curso de formação técnica será gratuito. A fazenda Kabocla, na Chapada do Apodi, possui certificado de Produção Integrada de Anonáceas (PIA) desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical. A certificação ocorre após obediência a rigorosos critérios que vão da qualidade das instalações à adoção de medidas severas de segurança.

Mais informações:
Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Limoeiro do Norte
Rua Estevam Remígio - Centro
Telefone: (88) 3447.6900

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário