Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Crescimento do consumo de energia no Ceará supera média nacional nos últimos 12 meses


O consumo de eletricidade no Ceará registrou um crescimento acima da média nacional no acumulado de janeiro a julho de 2012 comparado ao mesmo período de 2011. O crescimento no Estado foi de 8,5% nos últimos 12 meses, enquanto a média nacional atingiu 3,9%.

Segundo a  Companhia Energética do Ceará (Coelce), o consumo no mês de julho no Estado foi de 833 GWh, 11,6% superior ao mesmo período de 2011, que registrou 746 Gwh. O número superou o crescimento nacional em julho, que conforme a Empresa de Pesquisa Energética, registrou um aumento de 1,4%, cerca de 35,9 mil GWh, comparado ao mesmo mês de 2011.


De acordo com a Coelce, a classe rural no Ceará continua com alto desempenho, registrando em julho um crescimento de 48,3%, em conseqüência da estiagem em 2012.

Além do forte aumento do consumo em julho no Estado, no acumulado do ano houve um crescimento de 8,5% nos últimos 12 meses.

Outros segmentos

Já o consumo médio residencial em julho avançou 9,7% se comparado ao mesmo período do ano anterior, passando de 104 kWh para 114 kWh por cliente. O consumo no Estado também superou o registro nacional de consumo residencial que apresentou crescimento modesto, de 1,7%.

As classes residencial e comercial, que juntas representam 52% do consumo total, registraram aumento de 7,9% e 7,2%, respectivamente.
        
Já o setor industrial avançou 0,7%, devido à retração da indústria têxtil, que registrou uma queda de -8,8%.

Nordeste em destaque

A Empresa de Pesquisa Energética destacou a expansão do consumo de energia elétrica no Nordeste, que desde o início do ano cresceu 5,8%, superou o desempenho nacional no mesmo período, que foi de 3,8%.

A expansão do consumo de energia na Região Nordeste também foi maior em todos os três segmentos. O industrial cresceu 1,2%, o residencial 6,2% e o comercial 9,1%. No conjunto do país, os índices foram, respectivamente, de 0,9%, 4,6% e 7,3%.
        
Os números estão na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta quarta-feira (29) pela Empresa de Pesquisa Energética.

Segundo a publicação, o aumento do consumo nacional foi puxado principalmente pelo segmento de comércio e serviços, com 6,6%. O consumo na indústria registrou queda pelo segundo mês consecutivo e ficou em 1,6%.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário