A Agência Nacional de
Telecomunicações informou, nesta quinta-feira, que vai fiscalizar o sistema de
cobrança de faturas das operadoras de telefonia celular. A medida foi motivada
por denúncias de inclusão nas contas de despesas indevidas, como, por exemplo,
serviços que não foram prestados.
Na última semana, o conselho diretor da
Anatel julgou dois processos, contra a Claro e a Vivo, acusando cobrança, nas
faturas dos clientes, de chamadas que não foram feitas.
A Vivo foi multada em
três mil e quatrocentos reais, e a Claro, em quinze mil e trezentos reais.
No
relatório sobre o processo envolvendo a Claro, o conselheiro da Anatel Jarbas
Valente destacou que “os problemas de cobrança são as principais causas de
reclamações de consumidores na Anatel e nos órgãos integrantes do Sistema
Nacional de Defesa do Consumidor” e acrescentou que “as irregularidades
apuradas podem indicar fragilidade dos sistemas de faturamento e de registro de
chamadas da prestadora”.
Jarbas Valente pediu uma fiscalização no setor de
faturamento da Claro. De acordo com o conselheiro, a decisão foi estendida
também às outras operadoras, como TIM, Oi e Vivo. Jarbas Valente explicou que a
Anatel já faz fiscalizações de rotina nos sistemas de faturamento das empresas
de telefonia, mas as cobranças indevidas não são detectadas.
Juliana Costa
Fonte: Caiena Multimídia
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