Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

MEC divulga guia com as novas regras da redação do Enem


Mudanças alteram a correção e a avaliação do exame, a partir deste ano

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira, as novas regras para correção e avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio. As mudanças afetam, principalmente, a redação do Enem e começam a valer, já, na edição deste ano. As notas no exame servem de passaporte para faculdades, centros universitários e universidades públicas e particulares. As instituições privadas também usam o resultado do Enem para conceder bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos. 


De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma das mudanças é a diminuição da margem de diferença entre as notas atribuídas pelos corretores da redação: passou de trezentos para duzentos pontos. 

Aloizio Mercadante disse que o MEC precisou aumentar, em quarenta por cento, o número de avaliadores do Enem: antes, eram três mil; a partir deste ano, vão ser quatro mil e duzentos. Além das mudanças no Enem, o ministro da Educação anunciou o lançamento de um edital para selecionar pesquisas de universidades interessadas em desenvolver metodologias e técnicas de avaliação para o exame. 

O objetivo é tornar o processo mais seguro. O governo adiantou que vai investir dois milhões de reais nos projetos escolhidos. Ao ressaltar a importância dos investimentos no Enem, o ministro disse que o exame é “o grande instrumento de avaliação e desempenho dos alunos”.

As provas do Enem 2012 vão ser aplicadas nos dias três e quatro de novembro. Cinco milhões e setecentos mil candidatos vão participar do exame. O gabarito deve ser divulgado no dia sete de novembro e o resultado final deve ser anunciado no fim de dezembro. Os candidatos que pretendem fazer o Enem para conseguir a certificação do Ensino Médio precisam caprichar mais este ano porque   o MEC aumentou a pontuação mínima: as áreas de conhecimento precisam somar, pelo menos, quatrocentos e cinquenta pontos e a redação, quinhentos. Antes, o mínimo era quatrocentos pontos nas áreas específicas.

Fonte: Caiena Multimídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário